Como organizar um chá missionário SUD

18 jan

Isadora e todas as meninas, o post demorou a sair porque eu vivi a doce ilusão de que teria tempo de criar convites, lembrancinhas e afins para disponibilizar aqui. Impossível. O post, simples como ficou, já me levou um tempão… :/

Sempre fui da opinião de que o chá missionário, também conhecido como bota-fora, tem que ser inesquecível, tanto para o futuro missionário como para a família e os amigos. Há quem goste de fazer algo meio como chá de panela ou chá de bebê, cheio de brincadeiras e prendas. Podem me chamar de chata crentona: prefiro a versão espiritual. Mas sabem? Nada impede que se faça uma mistura harmoniosa dos dois.

Lista de presentes

Clique aqui para fazer o download do arquivo editável. A lista é a mesma que vem junto com o chamado (retirei garments e outras coisitas). Você pode acrescentar alguns outros itens, de acordo com a carta enviada pela Presidência da Missão (que também vem com o chamado).

Convites

Você mesma pode fazer no PC e mandar imprimir numa gráfica rápida. Peça um papel pesadinho. Explique o que você quer que eles orientam. No verso, você escreve o presente/lembrancinha que o convidado escolheu levar. Compre envelopes pequenos numa papelaria e pronto!

Aqui está o meu, cheio de gracinha com uma escritura (não, eu não sei de onde tirei isso! hehehe…):

O tamanho é 7,50 por 10 cm.

Decoração

Use balões, exponha fotos dele, da família e dos amigos, assim como gravuras do Templo e de Cristo. Arrume uma mesa para colocar as lembrancinhas e também uma caderno de visitas, em que os convidados possam escrever mensagens ao futuro missionário. Nas outras mesas, ponha as comidas. Garanta que há cadeiras para todos. O melhor formato para dispô-las é em U, porque todos poderão se ver.

Programação

O chá pode começar com hino e oração. Depois alguém (bispo, pai, líder do sacerdócio…) pode deixar uma mensagem curta sobre a obra missionária ou sobre o próprio missionário. Depois abra o tempo para ex-missionários convidados prestarem testemunhos sobre seu próprio tempo de serviço. Se você quiser fazer a parte das brincadeiras, é MUITO importante controlar o tempo agora. Com antecedência, peça brevidade a todos que forem convidados a falar. No fim, familiares e amigos podem prestar uma homenagem também. Finalize com hino e oração (para abençoar o alimento e dar início a parte das brincadeiras).

Brincadeiras

Aqui você encontra umas ideias ótimas.

O que servir

Bolo, canapés, salgadinhos, cachorro-quente, mini-pizza, docinhos, cupcakes, refrigerante, água, chocolate quente (se estiver frio, claro)… São só algumas ideias. Agora, o bolo pode ser caprichado, não pode? Na parte de cima pode vir o nome dele de Élder ou ainda o trecho de uma escritura.

Este pode ser o momento em que os convidados escreverão para o missionário. Cada um pode escrever algo pelo qual o missionário deve ser grato. Ele só deve ter acesso a esses papeis no campo missionário, abrindo um por dia.

Lembrancinhas

Acho que podem ser totalmente artesanais. Você pode, por exemplo, fazer sacolinhas em formato de terno. A imagem a seguir serve de inspiração:

Dentro, você pode colocar balinhas, marshmallow, confeti… Muito infantil? Ah, me desculpem. Não consigo pensar em mais nada. Hahahaha…

Aqui você encontra um passo-a-passo de como fazer embalagens com sacos de papel.

Considerações finais

Você não precisa fazer TODAS essas coisas. No meu chá, por exemplo, não houve brincadeiras nem lembrancinhas, mas foi completamente inesquecível.

Quem tiver mais ideias, por favor, compartilhe nos comentários. Beijos! : )

24 Respostas to “Como organizar um chá missionário SUD”

  1. Thaais Freitas 18/01/2012 at 9:55 #

    Marilia, vai ser de grande utilidade este post, obrigada por sempre estar nos ajudando, e fazendo parte das nossas vidas, compartilhando idéias, pensamentos, voce é muito especial…
    Ahh uma coisinha voce tem o modelo ou como fazer, ou o site de onde tem ??
    Obrigada..
    bjunhos

    • Marília Denadary 18/01/2012 at 9:59 #

      De nada, Thais. É um prazer! : )

      Errr… o modelo do que extamente? Hehehe…

      Beijinhos.

      • Thaais Freitas 18/01/2012 at 14:51 #

        AOSPAOSKPOSKAOPSKOPAKSAOPKS dã dã dã eu so uma cabeçuda mesmo HAHA
        da sacolinha em formato de terno..
        bejoos

  2. Mayara Do Val 18/01/2012 at 10:05 #

    Maília, de onde sai tanta inspiração?
    Estou maravilhada com todas essas idéias de presentes para missionários!
    Parabéns. :)
    Tenho um modelo de sacolinha que combina bastante com esse universo missionário.

    Meninas, aqui está a foto da sacolinha:[ http://2.bp.blogspot.com/-k5VEr8DrRYc/TjBJP0slPuI/AAAAAAAAOSI/XRpTmpKO2ck/s1600/fathers-day-favor-boxes2.jpg ]

    E este link é do molde da sacolinha: [ http://www.papercrave.com/downloads/fathers-day-tie-gift-box.pdf ]

    beijinhos.

    • maaydoval 18/01/2012 at 17:48 #

      Ops, agora que eu vi.
      Faltou uma letrinha no seu nome. :)

    • Marília Denadary 19/01/2012 at 6:39 #

      Ih, sei lá! Hehehehe… Sei que todo mundo brinca/comenta na família e no trabalho. “A Marília sai com cada uma…”, ouço tanto isso. : P

      Ah, muito obrigada por compartilhar a sacolinha! : )

      Quanto à letrinha do meu nome, sem problema. ; )

      Beijinhos.

  3. Mayza Ughetti 19/01/2012 at 12:25 #

    Mariliaaaa!!!!
    Santa criatividade!!!!
    Obrigada pelo post! Eu estava confusa com o que fazer na despedida!! Vc clareou a minha mente!!!
    Obrigadaaaa!
    Beijinhus!

  4. Isadora Manoel 21/01/2012 at 10:23 #

    Poxa Maah!
    Obrigada, mesmo mesmo!
    De verdade, já estava na correria vendo algumas coisas da despedida. VOcê iluminou minhas idéias!
    Beeijos,

    • Mayara 25/01/2012 at 0:33 #

      Isa, estou esperando para me ” convidar” para o NM do face.Como você diz, serei sua filha ^^ beijosz

  5. Adaiane 15/06/2012 at 10:34 #

    muito obrigada pelas sugestões estão ajudando MUUUUUUUUUITO e como estou fazendo tudo com antecedência acredito que será ótimo!!

    • Marília Denadary 12/07/2012 at 9:01 #

      De nada! Precisando, é só pedir! ;)
      Marília

      • Adaiane 23/07/2012 at 9:52 #

        Oi Marília,
        Eu lhe enviei um email para: mariliamr@gmail.com
        no dia 18 de Junho, não sei se vc viu, falando sobre parcerias, pois como costumo muito vir ao Blog achei que seria interessante, então caso queira ver seu selo no meu blog está nessa página:

        http://talentoemfoco.blogspot.com.br/

        e caso queira disponibilizar meu banner no seu blog tbm o código é:

        BLOG Talento em Foco

        Bjs!
        PS: Se eu não me engano eu vi vc e seu esposo no templo de Campinas no mês passado =P

  6. fernánd walter 12/07/2012 at 15:40 #

    o brigado pelo post seja quem for, mas eu gostei, me deu uma boa ideia, eu não tinha ideia nehúm sobre como fazer cha missionario, mas grato estou por vc… abrasos…

    Élder Araujo

    • Marília Denadary 02/08/2012 at 14:22 #

      Que bom! Bom trabalho, futuro Élder Araújo! ;)

      • Liliane Alves - Sister Alves 30/08/2012 at 13:59 #

        Gostei muito das ideias, vou usar algumas coisas em meu chá.

  7. Kátia Moraes de Barros 20/11/2012 at 10:35 #

    Será que vc poderia me passar por e-mail as “coisinhas” que vc retirou da lista de Chá Missionário? É que gostaria de verificar a lista completa e o chamado de meu filho ainda não chegou. Gostaria de ir adiantando as coisas necessárias pra não passar sufoco na hora da partida dele pro campo missionário. Grata, Kátia.

  8. Aline Amorim 02/05/2013 at 13:34 #

    Nooooossa perfeito tudo o que eu precisava esta aqui. Obrigada *-*

  9. Anderson Albuquerque 02/05/2013 at 15:43 #

    No meu, aluguei um karaokê e todo mundo se divertiu muito! Fica a dica… ;)

  10. Margareth Arcanjo 11/06/2013 at 15:59 #

    oi Marília, você teria uma lista feminina de coisas pra levar pra missão? E ideias de lembrancinha femininas tb? Ficaria muito grata.

    • Marília Denadary 28/07/2013 at 13:52 #

      Oi, Margareth! Acho que tem no site da Igreja. :D

      • PATRICIA SILVA 31/10/2013 at 9:11 #

        BOM DIA! TAMBEM ESTOU PRECISANDO COM URGENCIA DE UMA LISTA FEMININA, PODERIA ME PASSAR O SITE DA IGREJA OU A LISTA?

  11. Matyana Santos 29/01/2014 at 10:58 #

    Porque as brincadeiras não estão mais disponíveis?

  12. Márcia 09/04/2014 at 8:40 #

    Parabéns pelo blog! é lindo

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 445 outros seguidores

