O que eles esperam de nós

1 set

Independente se estamos no começo, meio, ou fim de nossa espera, é sempre interessante saber o que nossos Elderes esperam de nós. Mas como ter essa resposta?

Bem, recebi uma carta sobre isso, mas não foi do meu Elder. Foi de um primo querido, e me deu um caminho.

Meu primo recebeu uma carta azul, no primeiro mês de missão.

Gostaria de dizer que foi tudo bem com ele, mas claro que ele ficou abalado, chateado, triste. Namorou com ela apenas um mês antes de ir para a missão, e foi com esperanças de que a espera desse certo, mas… Não deu certo.

Algum tempo depois, já no começo da minha espera, comentei com ele dúvidas básicas de uma NM.

  • Eles realmente mudam na missão, ou é um mito?
  • O que eles esperam de nós?
  • O que fazer para dar certo?

Então, ele me mandou uma carta azul, e sabiamente compartilhou comigo coisas muito relevantes! Bom, não posso dizer que é como uma receita de bolo, nem todos são iguais, mas quando um Elder vai para a missão pronto para a obra, mais aplicável fica. Chega de enrolação né Valesca? Vamos ao que interessa. O que ele disse?

Transcrevo abaixo trechos da dita carta:

“Então, o que muda. Nossa visão relacionada ao Evangelho e a importância dessas coisas. Nossa cabeça amadurece muito, nossas atitudes e gostos durante a missão vão mudando para uma forma que o Senhor aprova. Sabe Eca (meu apelido), muitas coisas podem mudar, mas isso depende de cada missionário, se ele quiser e se ele deixar as mudanças acontecerem. De uma coisa eu sei, as mudanças são para melhor, o máx. que um missionário pode se tornar é um crentão chatão (kkk). Mas uma coisa é fato, aqui nós amadurecemos, aqui é onde faz com que um rapaz de 19, 20 anos se transforme de um menino para um homem.

Sei que você deve estar com medo do Luy (troque esse nome pelo do seu Elder!) mudar muito e quando voltar for tudo diferente do que vocês haviam planejado (…) Mas uma coisa eu te digo: Agora que você está esperando ele, vá até o fim e seja fiel, porque é isso que nós esperamos de vocês aí durante a missão. Eu esperei isso da xxxxx e prometi a mim mesmo que se ela esperasse, eu casaria com ela, só o fato de esperar já mostrava o amor que ela tinha por mim (…). Então, confie no Senhor, se esforce para estar mais próxima Dele e firme no evangelho, porque Um missionário retornado vai procurar as melhores para se casar, então seja uma delas.”

Obviamente vocês não conhecem meu primo (tá, algumas conhecem), mas gente, ele amadureceu demais. Esses conselhos foram muito valiosos para mim. Precisava compartilhar com vocês.

Na carta última carta que recebi em mãos do meu Elder, quando o deixei no CTM, a última frase era: “Te amo por tudo que você é e por tudo que irá se tornar”.

Sempre fiéis

NM´s, sejamos fieis até o fim! É isso que eles esperam de nós. E nesse meio tempo, CRESÇAM, como lemos muito aqui no blog. Eles estão crescendo, amadurecendo, e nós? Vamos crescer com nossos amados, e desenvolver nosso amor. Fiéis até o fim da missão, fieis para sempre!

Abracinho,

Valesca

19 Respostas to “O que eles esperam de nós”

  1. Daniela 01/09/2011 às 10:07 #

    Nossa Valesca muito lindo o que seu primo disse
    e super importante, devemos sim nos esforçar ao maixmo e crescer junto com eles
    pois fazemos parte da missão junto né…
    meu Elder sempre diz nas cartas que me manda que agradece por me ter esperando
    ele pois isso o deixa mais confiante e cria forças para continuar lutando
    e sei que todas nós somos fortes e privilegiadas por te-los na missão e espero que possamos nos fortalecer juntas pois ap´rendi muito com voces e quero muito ajuda-las tambem obrigado por tudo…
    bjao

    • Ana Lisbôa 01/09/2011 às 10:21 #

      Valeeeeeeesca *-* que maravilhoso seu post, agnt as vezes sabe de tudo isso né, mas sempre precisa que alguem te diga como um ‘manual de instruções’ ahahahaha , adorei seu post ! beeijos

    • Maildes Valesca 01/09/2011 às 22:47 #

      Daniela, seu Elder tem toda a razão! Ter uma moça especial e que se esforça para crescer é tudo. É mesmo um privilégio poder esperá-los, e para eles também de nos ter né? É isso aí, vamos nos ajudar Dani, firmes!

  2. Rayana 01/09/2011 às 10:28 #

    adoreii seu post Valeesca, vc e seu primo disseram tudo !..
    bjs !!!

    • Maildes Valesca 01/09/2011 às 22:51 #

      Aninha, é muito legal saber mais do “outro lado”, né? E você continue nos dando essas dicas!
      Rayana, obrigada! Conte sempre conosco, vamo que vamo 🙂

  3. Mayza Ughetti 01/09/2011 às 11:39 #

    Nooooossa… como é bom receber alguns conselhos de algum que esta vivendo as mesmas coisas que o “nosso amado missionario”!!!!
    Podemos saber realmente o que eles querem de nós!

    Amigas, eu confesso pra vcs que eu já esperei um namorado na missão em 2007, mas não deu certo… Eu morava em Santa Catarina, namorava meu amigo (éramos amigos desde a primária) e ele tinha 20 anos e eu 15… Durante o nosso namoro eu o incentivava a ir para missão… Nos preparamos, fizemos tudo e ele foi (Missão Ribeirão Preto)… Quando ele foi pra missão nós tinhamos 4 meses de namoro… Esperei ele na missão durante 9 meses. No total deu 1 ano e 1 mês de namoro…
    Eu não sei se eu fikei feliz ou triste por nao ter dado certo… Fikei feliz porque eu sei que agora eu tenho a pessoa certa do meu lado e sei que agora eu estou muito mais preparada para espera-lo e nao acontecer o que aconteceu com o outro… Mas tbm fiko triste porque, enfim, sei que prejudiquei a missão daquele rapaz e me sinto culpada por isso…
    Mas como dizem que nada acontece por acaso… A experiencia que tive que não deu certo , me fez crescer e aprender para que dessa vez (com a pessoa certa e mais especial do Mundoooo!) dê certo… Para que eu nao repita o mesmo erro com a pessoa certa do meu lado agora… Sei que estou muito mais preparada para espera-lo e apoia-lo!!!
    Sabendo agora pelo seu post Valesca, que é isso o que eles mais querem de nós, tenho mais certeza ainda de que dessa vez eu REALMENTE VOU ESPERÁ-LO e não cair na mesma armadilha que uma NM sofre durante a espera… Aprendi com o erro e serei mais forte dessa vez!!!!

    Sou muito grata por esse blog existir, pela iniciativa da Marília ao criá-lo!!!

    Beijos meninas… e fiquem firmes… Não caiam em armadilhas que vcs sabem que uma NM enfrenta, porque comigo, tá,tipo, tudo bem… ele não era “o cara certo”, sabe?! mas com vcs, esse cara que vcs esperam são sim o cara certo! Vcs sentiram isso ao tomar essa decisão de esperá-lo… Comigo nao aconteceu isso, eu não senti, eu não busquei, eu não me preparei… Eu errei mas aprendi!!!! Não façam como eu…

    “Os inteligentes aprendem com os seus proprios erros. E o sábio aprende com os erros dos outros” SEJAM SÁBIAS!!!

    • Maildes Valesca 01/09/2011 às 22:57 #

      Mayza, como sempre dizem, tudo te uma razão e um motivo não é? Costumo imaginar que se as coisas estão desse jeito, é porque devem ser assim – totalmente clichê mas creio piamente nisso! Foi uma experiência que te ajudou a identificar e aprender mais.
      Parabéns por decidir esperar seu Elder, com aquele desejo forte, do fundo do coração!!
      Esse blog é uma fortaleza, eu o acho sensacional, tudo que as meninas escrevem, nos dá forças para seguir em frente, e buscarmos a sabedoria que você citou (aliás, amei essa frase, digna de facebook! rs)
      Grande Beijo, e nos avise quando chegar o chamado do seu Elder!

  4. Evanaa 01/09/2011 às 15:40 #

    Aii Valesca é realmente isso, nossos élderes esperam muito da gente. Da mesma forma que eu espero que o meu príncipe faça uma boa Missão, faça um excelente trabalho pelo Senhor, assim eu tenho ctz que ele tbm quer que eu progrida aqui e eu não posso ficar pra trás quero poder olhar pra elee dizer eu aprendi e progredi muiiiito e vc fez parte disso e quero poder ouvir isso dele tbm.

    (Ai eu já tô sonhando aki com o Reencontro *-*) aiiiieee

    • Maildes Valesca 01/09/2011 às 23:00 #

      Evanaa, é impossível não sonhar com reencontro né? Eu todo dia, pelo menos uma vez, imagino como será esse dia… No alto dos meus 7 meses de NM, ainda tendo uma boa caminhada pela frente! Tmb tenho esse msm desejo que você, vamos nos ajudando, chegaremos lá 🙂

    • Daniela 02/09/2011 às 7:46 #

      Evanaa, é muito bom mesmo poder saber que temos sim nosso principe encantado(nossa Elder) e que poderemos nos selar no nosso castelo(Templo) para vivermos um felizes para sempre…
      e sei que o reencontro sera um momento muito esperado para cada uma de nós…e o melhor né…

      • Maildes Valesca 03/09/2011 às 12:16 #

        Dani, assino embaixo ! O melhor.

  5. Camila Daudt 02/09/2011 às 10:04 #

    Super verdade! passei por algumas experiencias não muito agradáveis e minha mãe sempre diz: não aprende pelo amor, aprende pela dor!
    Então que possamos aprender por amo, é ruim ficar longe? claro que é! mas é com certeza a preparação para uma vida celestial e maravilhosa!
    Estou esperando a qse 9 meses e tenho aprendido tanto, e o melhor é receber uma carta do meu noivo escrito: Amor, obrigado por me ensinar todos os dias!!!
    Somos verdadeiros instrumentos nas mãos do mestre! ai vai de nós escolhermos se seremos bons ou ruins instrumentos!

    • Maildes Valesca 03/09/2011 às 12:15 #

      Aprender pelo amor, concordo em gênero número e grau! Estamos pertinho na espera, farei 8 meses dia 20/9. Menina, adorei essa frase… nunca tinha parado para pensar na questão de ser instrumentos bons e ruins, e é pura verdade. Instrumentos todos somos, mas nossas escolhas nos farão um instrumento bom (com desafios, mas a perspectiva de uma vida Celestial) ou instrumento ruim (seguindo o mundo, mas sofrer as consequencias). Muito boa essa comparação.

  6. Brenda Soares 02/09/2011 às 21:46 #

    Ameeei seu post Valesca, realmente se vamos esperar não podemos sentar e ficar de braços cruzados até os 2 anos passarem… é como aprendemos nas Moças quando fazemos aquela lista de qualidades que esperamos em nosso amado, e então somos lembradas de que temos de trabalhar pra ter essas qualidades também.

    Nos empenharmos em sermos o melhor possível, verdadeiras princesas, filhas de nosso Pai Celestial, sermos quem nascemos pra ser! Independente de estarmos esperando ou não, a preparação e o crescimento deve ser constante, os rapazes notam essas coisas, é muito legal ver um sorriso de um deles quando uma moça fala algo bem espiritual, mostrando quem ela é e quem quer ser… do mesmo modo que é ruim ver um “quê” de frustração quando não alguma moça não aje da forma certa…

    Vamos lá, moças/mulheres! Muita força, coragem e empenho, apoiando seus amados ou se preparando para encontrá-lo 😀

    • Brenda Soares 02/09/2011 às 21:48 #

      ignorem o “não” antes de “alguma moça” aí em cima… rsrs
      bjinhos

    • Maildes Valesca 03/09/2011 às 12:11 #

      Brena, você disse tudo! A OM é muito boa. Já saí tem algum tempo, mas agora estou trabalhando nas moças, e as coisas que aprendemos lá são excelentes, nos fazem querer crescer a cada momento, né? Eu fiz essa lista! E nela tinha um item – missionário retornado. Como NM, entramos junto com eles na missão, e isso é muito bom. Ha, agora como líder eu percebo ainda mais como os rapazes ficam impressionados com as moças sábias e espirituais, nossa, você disse tudo mesmo 🙂 Beijos

  7. Luciane 04/09/2011 às 22:32 #

    O Elder Machado (primo da Eca), com certeza é a prova de como a missão tras mudanças e como ele mesmo disse, para melhor. Ele já tinha me dado alguns conselhos antes do meu Elder ir para missão, mas nada comparado como estes de agora, um elder que passou pelo que ele passou, com certeza sabe do que esta falando.
    Aaaa, adorei o post Ecaa *–*

    • Maildes Valesca 28/09/2011 às 22:47 #

      É demais como a missão faz eles crescerem né? Imagina como fiquei quando li as palavras dele, quase chorei! rsrs Obrigada por comentar Lu, e seu Elder tem a sorte de ter uma namorada preparada! Bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oh Ansiedade! « - 08/10/2012

    […] Elderes esperavam de nós, NMs, por meio de uma carta que recebi de um primo que estava na missão (post aqui!) […]

Deixe um comentário

