Preparando-se para esperar

  • Você já parou para pensar que

1. como missionário de tempo integral, a prioridade dele não é você, mas sua condição de missionário, um representante oficial de Jesus Cristo? Isso quer dizer que você terá que ser compreensiva e paciente se, por exemplo, o número de cartas diminuir à medida que ele adquirir mais e mais responsabilidades em campo. Isso quer dizer que ele terá regras rígidas a cumprir. Talvez, nas ligações de Natal e Dia das Mães, ele não seja autorizado a falar com você. Isso tudo (e mais) a incomoda? Então nem embarque nessa. Acredite: se ele começar a receber cartas de cobrança, ele se sentirá mal, frustrado e culpado por não poder ser mais o namorado atencioso que ele era antes, muito menos o missionário dedicado que ele sonhava em ser.

2. o relacionamento de vocês vai mudar muito? O abraço acolhedor, o beijo doce, a voz que tranquiliza, o olhar que capta sua alma, o cheirinho que é só dele, o silêncio confidente… tudo virará só lembrança. Por dois anos, o que você terá dele serão cartas, fotos e, com sorte, quatro ligações. Com o tempo, é provável que ele escreva menos cartas e – o pior – que elas sejam cada vez mais curtas e até menos românticas. Isso não quer dizer, necessariamente, que ele não a ama mais, mas que suas ocupações e responsabilidades estão aumentando. Esteja preparada para essa possibilidade.

3. dois anos são MUITO tempo? O que você estava fazendo dois anos atrás? Onde estava? Com quem costumava sair? Como era seu cabelo? Que músicas passavam no rádio? Iiiiiih, parece que faz uma eternidade, né? Eu comecei a notar que dois anos parecem não passar quando reparei que alguns amigos meus que partiram em missão há séculos ainda não voltaram. *suspiro* Estatísticas nos Estados Unidos mostram que apenas 7% das meninas que começam a esperar realmente esperam os dois anos completos. Sei que pareço estar sendo muito pessimista. A ideia, contudo, é ser realista. Ninguém deseja que você se comprometa a fazer algo que não pode ou, de fato, não quer. Seja honesta consigo mesma e poupe dor desnecessária, para você e para ele.

4. talvez ele NÃO queira, de fato, deixá-la esperando por ele? Tá, essa pode doer muito! Porém, doerá menos agora que depois de uma longa e dolorosa espera em vão… Eu divido esse tópico em, basicamente, duas situações dolorosas. A primeira: ele acha que ter uma namorada é muito arriscado (carta azul, saudade, perder o foco etc). Nesse caso, o fim do namoro não significa necessariamente o fim do amor. Quem sabe se, daqui a dois, o romance seja reatado? A segunda situação que, para mim, é bem pior que a primeira: ele acha que ter alguém que lhe escreva com frequência é uma fonte de apoio. E só! Já vi casos em que, no fim dos dois anos, o rapaz agradeceu a dedicação das cartas e, com a cara mais limpa, revelou que nunca pretendeu ficar com ela. Converse com ele e deixe as coisas bem claras. Ser a amiga especial dele é suficiente para você? Tem meu apoio, desde que você conheça os termos. Se ele não está sendo completamente honesto e você não consegue distinguir por si mesma, espero que seja esperta o suficiente para ouvir as pessoas que a amam e que, diferente de você, não estão cegas de amor. (Às vezes, achamos que essas pessoas não entendem nada de amor e que o nosso é forte como nenhum outro. Depois que quebramos a cara é que enxergamos como elas enxergavam…)

5. não existe um padrão para o período de espera? Você não precisa ser como as outras meninas que esperam se não quiser. Sim, estou falando de: você se sente obrigada a agir como todas as outras porque acha que é assim que todos esperam que você aja, mas, realmente, gostaria de ter mais liberdade. Sou da opinião de que você e ele são os únicos que devem decidir, sem a interferência dos “padrões” velados, os termos do namoro de vocês dois. Você quer a liberdade de sair com outros caras? Você quer continuar saindo com seus amigOs mais chegados? Resumindo: dê a ele a honestidade que você espera receber.

.

  • Você como coparticipante da preparação missionária

Então quer dizer que, mesmo depois de tudo apresentado, você resolveu esperar por ele? Vocês já decidiram os “termos da espera” e, firmes, estão juntos na fase de preparação missionária. Estou orgulhosa, garota!

Imagino que ele já tenha mudado um bocado, tentando “elevar a barra”, de modo a se tornar o missionário de tempo integral que ele sempre sonhou em ser. Ele ainda nem entrou no CTM, mas talvez já esteja agindo como se estivesse lá. O seu papel é ser positiva e incentivadora. Você pode ser a melhor chefe de torcida para ele, especialmente se a família dele não for membro.

Para ajudá-lo, tente manter em mente que…

1. só o Salvador foi e é perfeito. Você lembra que até Néfi, um poço de fé, retidão e obediência, considerou-se inadequado e pecador, dizendo que os pecados facilmente o envolviam? Minha opinião é que quanto mais nos achegamos à luz, mais vemos a poeirinha do ar e a sujeira em detalhes. Néfi não era um grande pecador, mas, como sua retidão o levava mais próximo ao Salvador, ele via mais claramente o quanto precisava melhorar para se tornar como Cristo. Seu quase-missionário deve estar se sentindo assim. Seu papel é ressaltar as qualidades dele, fazê-lo lembrar que não podemos ser perfeitos em tudo o tempo todo mostrar-lhe que pequenas imperfeições não o desqualificam em nada.

2. embora esteja focado na missão, ele sentirá falta de sua vida “normal”. Lembre-o de visitar os parentes, ligar para as pessoas queridas, fazer as coisas de que gosta, comer seus pratos prediletos, tirar muitas fotos… ou seja, construir as lembranças que o sustentarão de pé quando ele estiver se sentido cansado, desanimado e deslocado, depois de um mau momento na missão. Isso serve para você também: antes de começar a pensar no primeiro pacote que você lhe enviará, aproveite o tempo em que ele ainda está bem aí ao seu ladinho.

3. a dúvida é comum e perfeitamente normal. O Presidente Gordon B. Hinckley também não achou que fosse capaz de cumprir uma missão de tempo integral, você sabia? Ele mesmo já contou em discursos, sem o menor embaraço. O profeta escreveu para casa, falando que iria desistir. Seu pai respondeu: “Esqueça-se de si mesmo e trabalhe”. Momentos de dúvidas são bem humanos.

4. ele também está assustado. Faça o seu melhor para ser positiva, compreensiva e paciente (um ótimo exemplo é o da Babi). Diga a ele quão feliz, animada e orgulhosa você está pela decisão dele de servir ao Senhor. Evite ficar repetindo como você vai ficar desesperadamente triste e solitária sem ele por perto (por mais que seja exatamente assim que você se sente, saiba que outras meninas, a exemplo da Alexânia, já venceram isso). Este é um blog que incentiva a espera, mas, se você realmente sente que não pode fazer isso, é melhor resolver tudo antes de ele partir. Como apenas amiga, você também pode apoiá-lo no campo. Sinceridade, luz e esperança: é disso o que ele precisa.

5. Satanás quer que ele fracasse. Quantas almas e quantas famílias são abençoadas por causa da decisão de um jovem comum, sem grandes poderes, sem doutorado em teologia, sem experiências fabulosas em questões familiares etc, de servir uma missão de tempo integral? Eu respondo: INFINITAS! Não ficou claro? Deixe-me tentar outra resposta: TANTAS QUANTOS SÃO OS GRÃOS DE AREIA DA PRAIA. Você sabe que não sou a única a conhecer a resposta. Satanás também a conhece, e muito bem. É por isso que ele lutará muito mais contra seu amigo/namorado agora, antes mesmo que ele consiga chegar ao campo missionário. É muito provável que as piores tentações incluam você. Assustada? Não fique. Redobrem as atenções e os cuidados do panfleto Para o Vigor da Juventude. Vocês contam com uma arma infinitamente mais poderosa que as tentações: a ajuda do próprio Pai Celestial. Orem pedindo forças, jejuem juntos, leiam as escrituras, fujam das situações perigosas.

.

  • Prepare-se você também!

Até parece que você também vai servir missão, né? Isso é ótimo, mas se lembre de aproveitar enquanto ele ainda está aqui para se divertir com ele. São tantos momentos bons que só a memória não vai dar conta de guardar. Existem algumas coisas que você pode fazer agora para usar mais tarde, quando tudo parecer cinza e confuso.

1. Tirem MUITAS fotos juntos e, se possível, pequenos vídeos. Vocês vão precisar muito desses souvenires, acredite.

2. Junte todas as lembranças do seu relacionamento, como fotos, cartas, cartões, pequenos presentes… Coloque-as em uma pasta ou uma caixa de fácil acesso para você se encher de amor e saudade nos tempos difíceis.

3. Envolva seus amigos na espera. Eles serão o seu melhor trunfo, como sempre foram. Converse com eles, saia com ele e escute seus conselhos.

4. Escreva como você se sente. Pode ser um diário, um blog ou em folhas soltas, mas é muito importante registrar agora seus sentimentos pelo seu missionário. Canções de amor e contos de fada são lindos, mas, na vida real, as coisas são diferentes. Você pode duvidar de mim, mas, no processo de espera, é muito possível que você pare se perguntando pelo que mesmo está esperando. Escreva agora para reler depois. Seu amor agradece.

5. Divirtam-se. Aproveite para ficar com ele e para sair também com os amigos. Não disperdice os preciosos momentos que vocês têm juntos antes da partida. Você vai sentir falta até dos momentos de silêncio…

6. Decidam de antemão qual será o último momento dos dois juntos. Você vai querer beijos e abraços? Então faça isso antes da designação dele, porque, depois disso, você só poderá apertar-lhe a mão. Se acha que consegue, você pode até ir ao aeroporto deixá-lo. Por mais difícil que seja, tente não chorar na frente dele. Depois, tá liberado.

7. SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE tenha um plano B. Eu sei que você deve sonhar, a cida diazinho, com o reencontro, o casamento no templo e uma eternidade de amor ao lado dele, mas… e se, no fim das contas, vocês não ficarem juntos, o que você planeja fazer com a sua vida? Talvez você queira servir missão de tempo integral também, talvez prefira viajar (quem sabe um intercâmbio?), talvez você finalmente aceite o convite daquele rapaz tão insistente… As oportunidades sempre serão muitas se você se abrir para elas.

Não é fácil, mas pode ser a melhor decisão da sua vida.

Adaptações daqui.

116 Respostas to “Preparando-se para esperar”

  1. Ane 04/02/2010 às 0:47 #

    Meu namorado tambem vai pra missao ..
    eu quero muito que ele va mais au mesmu tempo estou triste pq a saudade vai ser muitaa
    ele diz que quando voltar iremos casar mais as vezes tenhu minhas duvidaa
    eu quero i eu vo espera ele mais tenhu medo!!
    Nao sie oq eu faço!

    • Marília Magalhães 04/02/2010 às 1:45 #

      Oi, Ane!

      Pelo que tenho visto em todas as meninas, esses sentimentos misturados de felicidade, orgulho, tristeza, saudade antecipada e medo são muito comuns. Meus conselhos são: que você ore muito ao Pai Celestial, jejue e avalie, com tanta clareza quanto possível, que tipo de dúvidas você tem (se é dúvida sobre o “tamanho” do amor, se é medo de não conseguir ficar “solteira” por tanto tempo, se medo de as coisas mudarem…). Como eu escrevi acima, acho não se pode prometer algo que não se vai cumprir, mas, por outro lado, muitas meninas que esperaram e hoje estão casadíssimas com seus missionários, também chegaram a duvidar da própria capacidade de entrar numa empreitada como essa. *suspiro* Há casos e casos.

      Se você já decidiu esperar por ele, você terá a nós. O mundo inteiro pode falar bobagens e não apoiar você, mas NÓS APOIAREMOS. O fardo, quando compartilhado, fica mais leve. Dá uma olhadinha nas postagens da categoria “conselhos bons e de graça”, “antes da espera” e “dúvidas”. Podem ajudar você.

      Continuo com a mesma opinião: não é fácil, mas pode ser a MELHOR decisão da sua vida!

      Beijos e seja sempre bem vinda entre nós.

      • Nathalia Santos 28/04/2011 às 0:50 #

        Nossa!!
        Meu namorado vai pra missão e só falta 1 mês,
        em junho dia 9,ele vai pra São Paulo- Norte.
        Namoramos a 1 mês e 22 dias,
        o tempo que temos de namoro é o mesmo de conhecimento.
        È um tempo pequeno,comparado aos 2 anos que vou ficar longe dele,posso dizer que parece que o conheço a muitos anos e temos a certeza dos nossos sentimentos um para com o outro.
        Já falamos em casamento,mais sabemos que o tempo que determinará a
        certeza do nosso casamento é a missão e sabemos que tudo tem seu tempo.
        Fico muito feliz em saber que ele vai levar o evangelho de cristo a outras pessoa e que através deste evangelho elas vão decobrir o caminho pra chegar a vida eterna e viver para sempre como famílias na presença de Deus.
        Sou grata ao Senhor por está obra.
        Vou espera-lo firme e forte.
        Tenho muito o que aprender e vou aproveitar esses dois anos para fazer isso,me aperfeiçoar.
        Quero aprender com vocês tbm,viuuu!!
        Bjoss!!

    • Angélica 01/04/2011 às 15:53 #

      aaa meu elderzinho tbm vai pra missao esse ano ainda talvez em agosto ou setembro
      Eu tenho muitas misturas de sentimentos tbm
      Dor da Saudade, desespero, Orgulho,
      Nós nos amamos muito, e por meio de oraçoes eu sinto que ele é meu eleito
      somos muitos firmes lemos as escrituras juntos, fazemos metas juntos, somo perfeitos um para o outro eu sinto que ele me ama e eu o amo demaais
      ele é eu primeiro namorado, ele me esperou enquanto eu nao tinha idade de namorar, realmente a gente nao se beijamos durante 1 ano e 4 meses, nuncda aconteceu nenhum celinho, nem nada, ele realmente me esperou ja vai fazer 2 meses que namoramos, ele ia pra missao só em janeiro, mas o Profeta mandou ir com 18 anos, nós conversamos e como sempre, fizemos o Pai celestial quiz.
      Eu tenho muito medo de como ficarei sem ele, ele esta muuuuuito animado com a missao, diz que vai sentir saudade mas que vai ficar focado só na missao, nao vai esquecer de mim nunca, mas vai se dedicar esses dois anos somente para o senho..Decidimos tbm que eu o levarei no Ctm queremos nos ver até o ultimo momento. Eu choro muito sozinha, pela saudade que vou sentir, mas ao emsmo tempo seeei que isso ta fazendo beem a nós dois..Queria que voces me respondessem por e-mail teem dias que eu me sinto só, como se ele ja tivesse ido em bora, nos amamos muito, e sempre apoiaram nosso namoro.
      e meu irmao vai no ano que vem, em Janeiro !!
      Eu sei que esta igreja é a unica verdadeira na fassse da terra sei que
      Cristo me ama muito, e ama cada um de nós, devemos seeeempre assima de tuudo ser obediente a ele, nao vou me importar se nao poder receber email dele nem telefonemas ou cartas pequenas, sei que tuudo que o senhor faz tem um proposito na vida da gente, Eu tenho uma influencia muitogrande em cima do meu namorado, sei que por mais que a fé dele seja INCRIVEEEL eu posso fazer com que ele nao vá, e Satanas sabe disso, e vai fazer de tudo para que isso acontessa, Eu amo meu Salvador. Amem!
      Me respondam por email por favor !!
      angelica_cavalcante9@hotmail.com

    • Gilvana 02/06/2014 às 20:31 #

      Oii adorei o blog, nossa me deu muito ânimo e força, sei e estou decidida do que eu quero, meu mori entra no ctm dia 30 de julho e vai servir na missão Santos, estou bem feliz por ele, e o que di na página combina bem comigo. Beijos

  2. >.. 12/02/2010 às 2:41 #

    aiiiiiii meu namorado tbm vaii pra missao..
    ii o pior euu nao seii oq fazer vendo cada historiaa ..
    quero muito espera ele mais eu nao sie se ele quer que eu espero eleee
    mais eu amo ele de maissss..
    nao sie oq fazer:(!

  3. Crisdih 30/03/2010 às 16:12 #

    Aiiii meninas tá chegando o dia (22/04), ele ta indo …
    Tô um pouco mais tranquila, mas na última terça – feira decimos nos vermos
    só nos FDS ,ja que nos viamos dia sim dia não …Mas infelizmente essa não foi uma decisão minha ou dele ,mas do meu bispo!
    Não sei se fiz o certo queria muuuitooo aproveitar cada ultimo momento com ele, mas agora de verdade ja bateu o arrependimento…

    • karen bianca 08/08/2011 às 16:02 #

      o senhor sabe oq faz manah…..lembre-se: o bispo eh inspirado por Deus….!

  4. Izabel Santo 10/05/2010 às 13:30 #

    Meu noivo vai pra missão Brasil-Brasília nesta Quinta- feira, dia 13 de maio….
    vou espera-lo com certeza…sei que nos amamos mto e que vamos nos casar depois da missao!
    Mas, a mistura de sentimentos, realmente é horrivel! Uma dor inesplicavel..misturada com alegria!
    Dois anos vão passar…espero que passem rapido!

    • Marília Magalhães 10/05/2010 às 20:54 #

      Bem vinda, Iza! De coração. 🙂
      Beijos e beijos.

    • Mirele 05/12/2011 às 8:35 #

      eu sou de Brasília. =D
      qual é o nome dele na missão?

  5. Kasiana Forte 18/08/2010 às 11:07 #

    Olá meninas, achei maravilhoso todos os comentarios, enfim otimo mesmo!.
    Sabe eu namoro a um ano e dois meses com um rapaz maravilhoso! logo ele estara embarcando a serviço do Senhor, tenho muitas duvidas do que devo fazer, principalmente por que sei que o desempenho dele seria melhor se terminassemos o namoro para ele estar totalmente voltado ao senhor. Mas ele não quer isto, e de coração eu tambem não!, choro muito toda vez que penso na falta que ele fara para mim, ele e o meu melhor amigo… eu sempre penso que dois anos não são nada comparados a eternidade que podemos viver juntos, mas como um ser mortal isto e muito tempo!, eu sei que como mulheres virtuosas devemos apoiar de todo o coração os rapazes e eu farei isto independente da decisão que tomarei e meu amor por ele nunca mudara amo quem ele é independente de quem seja para mim.

    Meninas entrem em contato comigoo no orkut, msn e entrem na comunidade novo medalhão das moças SUD.
    Grande Beijos A todas!!!!!!

    • Bruna Lima 18/08/2010 às 22:33 #

      É difícil mesmo tomar a decisão, mas posso te garantir que não é nada impossível de cumprir. Conte conosco. Beijos. =]

  6. Ana Paula 14/10/2010 às 15:10 #

    Oooi meninaas! meu amor também vai pra missão[ele que me mostrou o EMM, detaaaalhe. hsuahsua] Sim, eu estou com medo, já estou com saudades…mas vai dar tudo certo…é a obra do Senhor, e é verdadeira…então o que mais importa né? o/ Já olhei o EMM inteeiro [eu acho] e me ajudou muito! muito obrigada…beijo a todaas. 🙂

  7. Ana =D 14/10/2010 às 21:04 #

    Ooi meninas! (tentei postar umas 3 vezes, mas nem deu. =/) Meu amoor também vai servir em uma missão, ele me apresentou o EMM…e eu ameei tudo! *-* Já aprendi bastante, e sei que vou aprender ainda mais…Obrigadaa! Um grande beijo a todas..

    • Bruna Lima 14/10/2010 às 22:17 #

      Oi Ana! Seja bem vinda ao nosso mundo! rsrs Qualquer coisa estamos aqui, ok? Beijos!

      • Ana =D 15/10/2010 às 19:09 #

        hsuahsuahsuahsuaa…eu não tinha visto o “seu comentário está esperando a moderação” da primeira vez…mas de qualquer forma, obrigada! *-*
        beeijo! ♥

  8. Paula do Vale 28/10/2010 às 18:12 #

    uma amiga minha me mandou esse blogo no e-mail e super adorei, meu noivo partiu em missão hoje*-* :~ tenho todos esses sentimentos falados ai em cima, felicidade, orgulho, tristeza, e já teenho muuuita saudade 🙂 estamos juntos faz 2 anos e 3 meses, desse tempo 1 ano somos noivos 😀
    fizemos muiitas metas em cima da missão do Senhor na qual ele servirá, e uma dessas metas é casar-nos quando ele voltar… eu sei que é dificil (FATO), mas o que mais me consola é saber que ficaremos juntos para toda ETERNIDADE, o Amo muito e ele sabe isso!

    – adorei o blog, ta me ajudando muito… voltarei sempre aqui *-*
    beeijos, 😀

  9. Drika 10/11/2010 às 10:59 #

    Oi meninas.
    Meu namorado está a 5 meses servindo missão. Sinto muita saudades dele, mas sei que essa saudade e passageira e tem data para terminar. Não é facil estar longe de quem ama. Mas nos que esperamos tbem podemos aprender muito com isso. Sou SUD desde criança e ate ele ter ido p missao não tinha tanto interesse pela obra missionaria. Agora tenho aprendido e valorizado esse trabalho e sei que é essencial a obra do Senhor aqui na Terra. Incentivo a todas que tem certeza de seus sentimentos a esperar. Não será uma perca de tempo. Será um ganho enorme de aprendizado. Bjinhos!!

    • Bruna Lima 10/11/2010 às 14:06 #

      Meninas, sejam bem vindas ao blog. 😀 Espero que seja útil a vocês como ele tem sido pra mim. Estou na reta final da minha missão de esperar meu missionário e posso testificar que é recompensador. Os sentimentos verdadeiros só aumentam. É maravilhoso! se vocês tem certeza do que querem, vão em frente porque vale a pena.
      Beijos.

  10. Mariah 16/11/2010 às 17:16 #

    Ameei tudo aqui de verdadee;
    Meu namorado vai pra missão só em 2012, mas como não sou católica ele veio me apresentar a Igreja de Jesus Cristo do Santo dos Ultimos Dias, pra que eu possa compreender o objetivo dele! Bom isso está me preocupando porque ele tem receio em me deixar aqui eu não sendo da Igreja, mas estou recebendo as visistas do elderes; Me ajudaam? rs Obrigada desde já, aqui é muito bom mesmo! Beeijos

    • Bruna Lima 17/11/2010 às 1:24 #

      Oi, Mariah! Pode contar conosco, ok? Qualquer coisa é só perguntar. ^^ Beijos.

  11. Marina Cláudia 31/01/2011 às 11:57 #

    Adorei o blog…

    Acho que vai me ajudar muito. Meu namorado está prestes a ir para a missão e já até imagino como vou ficar, estamos juntos a dois anos e as pessoas já nos disanimam muito dizendo que eu não vou conseguir esperá-lo, que dois anos é tempo demais, que é melhor terminar com ele para ninguem ser prejudicado, etc…, essas coisas que estamos acostumadas a ouvir.

    Amei a ideia do blog, é senssacional!!!!

  12. Marcella Feijó 11/02/2011 às 14:37 #

    Ah como eu estou feliz..
    Isso tudo vai me ajudar muito !

    Obrigada !

    Eu vou esperar.. afinal.. o que são 2 anos separados, pra quem vai viver a eternidade juntos ? *-*

  13. anônimo 21/02/2011 às 16:23 #

    Não sei, mas acho que de todas histórias aqui a minha é a mais complicada. Bom, eu vivo um namoro a distância, ele mora em outro estado, eu não sou sud, sou de outra religião, mas ao conhecer a religião de vcs, me senti tocada de tal maneira que sinto o desejo de me converter a ela, não só porque meu namorado é, mas pq a decisão partiu de mim mesma. Ele está indo fazer missão este ano. Ele é simplesmente a melhor coisa que me aconteceu, eu o amo mto e cada dia que passa mais perto fica o dia que ele se vai. Eu tento me consolar pensando em coisas que aconteceram cmg a dois anos atrás e vejo que não faz mto tempo, mas todas sabemos que o tempo é longo pra quem espera. Mesmo assim, eu nunca tive tanta certeza de uma decisão na minha vida, vou esperá-lo, por amor a ele.. e comos vcs disseram dois anos, comparado a eternidade é um piscar de olhos. Mas as vezes me bate aquele aperto no peito sabe? dois anos sem nossas conversas por msn, sem os telefonemas, sem as esperas ansiosa na rodoviária esperando ele vir, sem as msgs no celular, nada além de cartas… por dois anos. Me ajudem meninas?… existe uma maneira de tornar a espera um pouco mais fácil?

    • Rebecca Zaqueo 20/03/2011 às 16:37 #

      Nossa querida, que dificil. É uma situação bem delicada, mas se você compreende realmente o POR QUE ele está indo para a missao sentirá uma grande paz te envolver. Nem por um segundo significa que ele nao te ama, a realidade é que ele segue o primeiro mandamento: Amar a Deus sob TODAS AS COISAS. Se um jovem nos dias de hoje segue esse mandamento, ele se tornará um grande homem. Uma jovem que conheci passou põr uma situação muito parecida com a sua. No momento em que seu namorado estava indo para a missao ela decidira se batizar. Não foi nem um pouco facil para ela, mas existe algumas coisas que voce pode fazer. Se aproxime da mãe do seu namorado. Acredite, ela também sentira muita falta dele. Voces duas podem buscar experiencias elevantes e tenho certeza que ele ficará feliz por voce se aproximar dele. Mesmo nao pertencendo a Igreja voce pode fazer o programa do Seminario. Se envolver espiritualmente, procurar amigas no seu Estado que passe por esse momento irão fortalece-la. Tenho certeza que aonde quer que voce more, havera pessoas dispostas a te ajudar sempre. Pode contar tbm com as garotas aqui do blog e comigo tbm. Dois anos é muuuuuuuuuito tempo, realmente, mas também é uma ótima oportunidade que voce tem de estudar mais, se empenhar e planejar sua vida. Tenha fé. Procure livros elevantes que te inspirarão a se aproximar mais de Deus, leia O Livro de Mormón, se possivel procure assinar a revista da Igreja, A Liahona. Discursos escritos nela poderão te ajudar não só nesse momento de espera, mas em outras decisoes que voce tomará nesses dois anos. Nunca se esqueça que mesmo que voce nao pertence a Igreja, ainda, Satanás vai tentar te afastar do seu objetivo. Voce tem um potencial enorme e está se comprometendo a tomar uma decisao dificil para muitas moças da Igreja. Seja forte e corajosa !

    • Daniela 24/08/2011 às 14:14 #

      Oie sei bem como estao se sentindo.
      Faz 2 anos que sou da igreja e conheci atraves do meu namorado, onde me mostrou o verdadeiro significado da vida,hoje faz 8 meses que ele esta fazendo uma missão em Ribeirão Preto no começo fiquei com muito medo pois são dois anos de longa distancia e varias coisas passaram pela minha cabeça mas quando paro pra pensar o que isso fara mudar na minha vida vejo que foi a melhor decisão que ele ja tomou na vida,faz 2 anos e 8 meses de namoro e nesse tempo de missão pude ver a real diferentça que fez na vida, então continuem firmes e fortes e se preparando para quando ele chegar possa se selar para toda eternidade com ele,pois essa é a maior benção que podemos ter em nossa vida…
      quem quiser conversar mais só me enviar um email: danielapedrosa17@gmail.com
      conto com o apoio de todas voce..
      bjao

  14. Rebecca Zaqueo 20/03/2011 às 16:26 #

    Adorei as dicas. Meu namorada irá para missao no segundo semestre, amanha o presidente dele mandará os papeis. É muito dificil pensar na falta que vou sentir, mas uma grande amiga da minha antiga estaca acompanhou o blog e acompanha até hoje. O rapaz que ela espara está chegando 🙂 sei que com a ajuda de muitas moças e experiencias semelhantes com a minha, terei um “fardo mais leve”. Afinal, mesmo nao nos conhecendo, todas temos o mesmo objetivo! É como aprendemos na Igreja, “Ninguém disse que seria facil, mas valerá a pena”, ou algo do genero. A ideia é essa: por mais dificil, doloroso e angustiante que seja esperar, os 730 dias valerão a pena 🙂

  15. Cah 27/03/2011 às 16:14 #

    Obrigada Rebecca! Sei o porque dele ir para missão, e me sinto bem só de imaginar o qto as pessoas serão abençoadas e o qto ele vai crescer espiritualmente. Minha decisão é esperá-lo me apoiá-lo, estou dando a maior força para ele ir. Nesses dois anos quero me aproximar da igreja, e me preparar para me batizar. Acredito que Deus vai me dizer quando eu estiver totalmente preparada. Espero contar com o apoio de vcs meninas, nesses dois anos.. e obrigada por fazerem um blog tão edificante como esse. E mais uma vez, obrigada Rebecca, espero que a gente se apoie nesse tempo. bjs

  16. evanaa 04/04/2011 às 16:30 #

    Olá meninas, adoro esse blog venho todos dias aki, estou me preparando para esperar, sei que se fazemos a nossa parte o Senhor se encarregará da dele. O Senhor tem sede de missionários, nossos amores são instrumentos na mão do Pai Celestial, sou feliz em saber q meu noivo será um, as vezes me dá um desespero uma agonia em saber o tempo q passaremos separados, a saudade vai doer muito já estou tentando me preparar e buscar forças em nosso Salvador, mas o propósito é maior, só são 2 anos em vista de uma eternidade, Fiquemos firmes na luta. Bjs a todaas

  17. Nayara Gerhardt 12/04/2011 às 22:15 #

    Noooossa,quantas moças esperando por seus missionários.Fico tao feliz de saber que nao estou só ! meu namorado vai ser o futuro Elder Chaves ele recebeu o chamado hoje e vai para a missão Brasil-Ribeirão Preto.Eu estou muito feliz,nós temos uma estória muito linda juntos eu ainda nao sou batizada e provavelmente só vou conseguir ser quando completar meu 18 anos (eu vou fazer 16 na proxima segunda) ja que meus pais nao aceitam.Mais isso nao me fez desanimar eu leio as escrituras,eu frequento a igreja e tenho muita fé que vou conseguir…tenho fé que o meu amor vai voltar e vamos nos casar e nos selar para a eternidade.Eu o amo demais e estou tendo que ser bem forte para suportar tudo isso e principalmente por ele..Vou ficar feliz se alguém comentar sobre a minha história 🙂 Beijos a todas.

  18. Cah 31/05/2011 às 15:54 #

    Nayara,
    Fico mais aliviada em saber que eu não sou a única q ainda não é batizada, meus pais também não aceitam, estou na mesma q vc e para ajudar, ainda namoro a distância rs, mas acredito nos planos de Deus… ainda não freqüento a igreja, mas vou começar a fazer isso em breve, acho q vai me aproximar mais de Deus, e será um incentivo muito grande para o meu futuro elder. Quero dizer q eu amo esse blog, ele está me ajudando mto!

    A primeira vez q eu visitei (o blog), eu estava desesperada, porque nunca tinha visto meninas esperando e que esperaram e se casaram depois, q tiveram um final feliz. Quando meu namorado me falou sobre a missão, eu fiquei feliz e por outro lado triste, eu achava q era a única a passar por isso e q não ia conseguir. Aqui encontrei dicas e apoio q estão me ajudando a ver esses dois anos como eles realmente são: Uma benção, e a apoiar meu namorado e dá-lo forças… simplesmente não tem preço ouvir ele dizer que está feliz porque a pessoa q ele mais ama o apoia. Espero contar com vcs na minha jornada, obrigada meninas, pela ajuda q vcs já estão me dando. Bjs 🙂

  19. Nayara Gerhardt 01/06/2011 às 23:47 #

    Cah
    A querida é assim mesmo,meu querido Élder foi a uma semana e sinto uma dor que me parece quase que irreparável mais estou aqui firme em minha jornada…mesmo não sendo batizada eu frequento a igreja todo domingo (o que é muito importante)se você for uma moça entre 16-18 anos é bom freqentar a O.M,fazer o progresso pessoal e frequetar o seminário,mais se é maior de idade tem o instituto que é maravilhoso também…isso é muito importante porque você vai manter a sintonia com seu Élder sempre.Um grande abraço,e se quiser ter maior contato é só me add no msn: nayagerhardt@hotmail.com

    • Cah 10/06/2011 às 16:13 #

      Sim, começar a frequentar a igreja é uma meta que eu tenho, e para meu futuro élder também. Ele tem muito medo que eu me afaste, ele tem me ajudado muito a ficar no caminho certo. Vou começar a frequentar já a igreja!

      Já te add!

  20. Bruh 17/06/2011 às 15:01 #

    Bom,meninas preciso de ajuda
    Eu amo o blog de vcs ^^ e pretendo esperar um missionário!! Me ajudem :
    sou *amiga* de um rapaz há 2anos,somos mt próximos e eu realmente gosto dele, faz exatamente esse tempo,2anos.. esse rapaz tem 18 anos
    Ele cresceu na igreja,tipo dês dos 4anos, Com 16 anos os pais q tinham sido selados e td, se separaram,hj ele mora com o pai, o pai se afastou..e com o pai querendo ou não ele tem mais liberdade enfim.., já a mãe continua firme,mas há regras! Então é considerada como: * a que pega no pé*
    A questão é : os rapazes da ala dele q tipo cresceram juntos, hoje, ou : se afastaram,ou estão na missão, e, ele sobrou..
    Tipo,ele está ficando cada vez +fraco Sabem,tipo ele msm diz q não senti +vontade d ir a igreja,
    E pra conversar não tm ninguém, tipo a ala dle está teensa d pessoas d 18 anos ou essa faixa etária ,enfim..
    Eu reconheço q ter amigos é fundamental sabe,eh uma espécie d até msm uma ancora muitas vezes, e entendo realmente fica +difícil,
    Ele tem muitos amigos fora da igreja (o que torna ainda + difícil) ! e tipo hj em dia as coisas lá fora não são brincadeira.
    ele está ficando cada vez +longe do caminho q deveria estar,e tipo na igreja a cobrança é d+, é cada vez pior, em relação a missão, todos só sabem o julgar cobrando missão!
    ele diz q preferi não ir do q fingir algo, mas q vai sim, só não está preparado agr.,
    Até por que as coisas do mundo o seguram aqui..
    ele msm diz q pra julgar tem um milhão, mas pra sentar,conversar e ajudar não apareci um ! claro só qm pode ajudá-lo é ele msm, mas tipo,qria ajudar em algo, só q não sei uma forma de ajudá-lo, na igreja está realmente difícil,ele não tem apoio,a maioria dos lideres pensam ; ,*vc é grande o suficiente,*vejo isso o tempo todo,e vejo tbm que ele precisa de ajuda, apoio, simplesmente dizer *eai vai pra missão quando ?* isso não eh ajudar…Eu realmente o amo,eu realmente sei que é com ele que eu quero me casar,construir uma família,e perseverar até o fim junto com ele,para que possamos estar juntos na eternidade,não tenhu duvida do que eu quero, sei que eu tenhu uma influencia muito grande na vida dele,ele diz que me admira,e é grato por eu estar presente nesses 2anos na vida dele,eu sei que ele senti algo por mim, e beem forte, agimos como namorados muitas vezes rs, mas como eu disse as amizades e algumas coisas do mundo ainda o seguram um pouco,e por isso não estamos namorando poq o bispo dele e o meu não permitem,poq falam que um namoro agora só irá atrapalhar, poxa atrapalhar oq ?não consigo pensar dessa forma. Não consigo entender,
    ele diz não ser justo,que eu não mereço isso,mereço alguém muito melhor,então,mas estou disposta a ajudá-lo.ele faz planos de servir uma missão,de se casar cmg como ele diz, e termos nossos 4filhos, ele acredita nas mesmas coisas que eu,mas o que eu acho é que está faltando apoio,não sei,sinceramente não sei o que eu faço..eu o amo e sei que a missão ira ajudá-lo a crescer, a ser Melhor!mas não sei o que eu faço…..

  21. dessa 31/07/2011 às 22:12 #

    meu namorado ta indo em breve , no inicio eu chorava muito , me perguntava o que fazer, pois estamos apenas a um mês e pouco juntos. me peguei desesperada, pois logo quando conheci uma pessoa tão maravilhosa ele iria.
    ele me falava tão feliz, tão empolgado em ser missionario; as vezes me dava raiva, não queria nem ouvir, pensando somente em mim e no quanto sofreria. ele me falou que quando fosse , me deixaria, pois queria estar concentrado , e eu estar aqui sozinha ô preucuparia.
    hoje eu parei para ler algumas coisas sobre o que era ser missionario, sobre o que eles fazem, e tambem ser esse blog.
    eu vi que o que eu queria era mesmo esperar por ele, por ao lado dele eu tenho felicidade, paz e amor. e prefiro esperar dois anos do que alem de te-lo longe, nao te-lo mais. e não seria o tempo de dois anos que me tiraria essa pessoa tão maravilhosa, deus, e o destino talvez, mas o medo de esperar dois anos, nao. nao importa o quanto sentirei falta, o quando sofrerei, no final de tudo eu terei ele de volta e isos me faz ver que tudo vale a pena. e falei tudo isos pra ele, e ele me falou ‘ passa rapido’ e isso me fez ver tudo d eum jeito diferente.

  22. Karen Bianca Barros 08/08/2011 às 16:13 #

    poxa……tenho 15 anos, e, meu futuro namorado e eu, estamos esperando eu fazer 16 anos pra podermos namorar neh….
    mas, ele fez 18 anos em julho/11 e, jah começou a se preparar pra missão.
    depois do dia 27/08 ele vai começar com os papeis necessários e os exames: n sei se vai demorar tanto!!!!
    fiko meio assustada com relação a espera, muitas pessoas me falam: dois anos eh muito tempo, ou o classico dos classicos: vc n sabe oq pode acontecer em dois anos!!!
    mas, a oração me ajuda bastante, e, uma amiga me disse que: caso o Senhor queira que fikemos juntos pela eternidade, nada vai impedir…!
    eh maravilhoso saber que ele deseja ir pra missão, servir ao pai celestial…e como a manah falou: 2 anos nao são nada comparados a eternidade!!!
    bjins manahs!!!

  23. MARIANA 15/08/2011 às 10:50 #

    meu namorado vai pra missão e daqui a um mês e ta geral dizendo que eu não vou conseguir espera lo as pessoas ficam me deixando insegura.Mas eu quero e ,decidi que vou , sei que vai não vai ser dificil porque se ngm me ajudar o Senhor vai. Mas fiquei muuuuito feliz quando achei esse blog pq sei que não to sozinha 🙂 obrigada gente

    • Marília Denadary 16/08/2011 às 10:13 #

      Você é carioca, né, Mariana? Hehehehe… De que ala/estaca? Eu sou da estaca Engenho de Dentro. E o Instituto? Madureira? Beijinho.

      • MARIANA 31/08/2011 às 13:02 #

        Oi, sou da ala Angra dos reis, estaca Itaguaí. Mas já fui uma vez em madureira e tenho umas amigas aqui da ala que vão sempre ai.Elas estão sempre falando do instituto dai. Agora não dá, mas quem sabe quando meu namorado for pra missão, o que não falta muito tempo, eu vá ai fazer um visitinha
        bjs

  24. MARIANA 15/08/2011 às 10:53 #

    Meu namorado vai pra missão e todo mundo acha que não vou conseguir espera lo, dizem que é loucura pq agente namora a pouco tempo.MAS EU QUERO e decidi que se as pessoas não me ajudarem não importa pq tenho a ajuda do SENHOR. As pessoas ficam me deixando inseguras contando só historias que deram errado, fiquei muuuiito feliz quando encontrei esse blog pq agora não me sinto mais sozinha 🙂 obriga!!!!

  25. Tatiana Caracciolo 26/08/2011 às 1:25 #

    Marília… não a conheço, mas sei que a Lidia Menezes a conhece….

    Lendo suas palavras agora, senti-me retornando no tempo e sentindo todos os sentimentos que outrora senti.

    Vc conseguiu captar a essência de toda a preparação e de todos os sentimentos que se sentem nessa fase maravilhosa, mas tão difícil de nossas vidas.

    Eu também já esperei um missionário, e acompanhei e escrevi para todos os meus amigos que serviram missão.. por toda a vida estive envolvida pela obra missionária…

    Infelizmente minha espera, não resultou em um casamento, mas ajudou em meu próprio crescimento e fortalecimento. Pq decidi esperá-lo, elevei meus padrões e senti que deveria viver como alguém que já portava uma recomendação para o templo; porque fiz isso, quando surgiu o convite do Pres. da Missão SP Norte, eu estava pronta para servir uma missão de curto prazo e pude fazê-lo e sentir que ali era o lugar onde fui preparada toda a vida para estar, aprender, servir e progredir.
    Depois de 5 meses eu voltei, e reencontrei o meu ex-elder. Nos iludimos, e não deu certo… alguns desentendimentos, algumas coisas omitidas, e infelizmente algum sofrimento. Depressão, seguido de muita oração, jejum, templo e poder da expiação.

    Consegui superar. Segui para uma missão de tempo integral, Missão Brasil Porto Alegre Norte, o lugar onde sempre quis servir! Amei aquele lugar com muito mais intensidade do que já amava… E lá… naquela missão, havia um elder, que era da minha estaca, que dividia a mesma capela todos os domingos, eu o via sempre nos corredores, mas antes da missão, nunca havia falado com ele… eu o vi apenas duas vezes na missão, e nos falamos muito pouco… apenas senti pesar, por não ter feito amizade com ele antes de estarmos ali.

    Quando eu estava com 1 ano e dois meses de missão, fiquei com fortes dores nas costas, que me impossibilitaram de continuar a servir… Tal qual a minha filha na missão, Sister Lidia Menezes, eu tive que retornar para casa, no dia 25/06/2010. Sofri demais… um sentimento muito forte de frustração tomou conta de mim… Mas tal qual foram os propósitos do Senhor, aquele elder, Daniel P.Silva, retornou do campo por término, apenas 5 dias depois de mim, na quarta-feira seguinte.

    Ficamos amigos, servimos juntos no SRE, e fomos ao templo algumas vezes… no dia 04/08 ele me pediu em namoro dentro da Sala Celestial do Templo de São Paulo(da maneira que eu sempre pensei que seria perfeito)! Ele foi meu amigo, meu companheiro, meu auxílio, meu alicerce, ele me deu esperanças sobre o amor de novo, ele me fez acreditar de novo no casamento, me mostrou que um portador do sacerdócio pode e deve exercer o poder pelo qual lhe foi outorgado, me mostrou que um homem pode ser cavalheiro, gentil, educado e ter auto-controle… e mostrou que eu tenho a capacidade de amar de novo e superar todo e qualquer desafio.

    Pq compartilhei isso tudo/?? Pq toda escolha que fazemos VALE À PENA NO FINAL, por mais sem esperança que possamos estar, por mais que nossa visão seja limitada e não consigamos ver o que esta a nossa frente, precisamos exercer fé. Se vc moça, esta indecisa… busque o auxílio do Pai, e se sentir que deve esperar o faça… apesar de eu ter sofrido, não mudaria a minha decisão se eu pudesse voltar ao passado… Tudo isso me ajudou a me preparar e chegar até o Daniel… cada pequena escolha,, até a minha doença teve propósito.. se eu não tivesse voltado naquela época, talvez eu nunca olhasse para ele com outros olhos.. O Senhor conhece nosso coração, Ele sabe o que é melhor para nós e testifico que Ele prepara um caminho… ele me concedeu um dos seus diamantes para ser meu esposo no dia 10/09.

    Daniel é o homem e missionário retornado que eu sempre esperei…

    Espero ter ajudado alguém… e NUNCA PERCAM AS ESPERANÇAS, ela sempre esta lá

    • Marília Denadary 26/08/2011 às 10:09 #

      Ah, Tatiana! MUITO, MUITO, MUITO obrigada mesmo por ter compartilhado sua história conosco. A minha história também é cheia de reviravoltas e só me fez compreender, vivendo cada coisa, de quem está no controle é o Pai celestial, nunca a gente.

      Tudo de bom sempre para você e para o Daniel. Olha só: casamento é beeeeeem melhor do que a gente sonha. Essa é a impressão que eu tenho todos os dias, ao lado do meu companheiro eterno, Alan. 🙂 Torço (e já tenho certeza) de que esse seja sua impressão diária também.

      Beijinhos meus.

    • Mirele 05/12/2011 às 8:44 #

      olá tudo bem? Meu irmão serviu em POA Norte na mesma época que você.
      ele é o Élder Fernandes de Bsb. Lembro-me dele ter falado do P.Silva ^^
      Muito legal a história de vocês!

  26. Kivya Damasceno (@KivyaM) 30/08/2011 às 15:56 #

    O meu só vai daqui a dois anos.. mas as duvidas já estão rolando.. esperar.. não esperar.. acabar e voltar depois..É tanta coisa..
    Eu o amo, me sinto capaz de espera-lo, mas ainda nao sei o que o Senhor quer de mim.
    Se nós dois, imaturos, conseguimos esperar por mais de 1 ano meu aniversário de 16 anos e agora estamos juntos.Acredito que os dois anos, ambos mais maduros, não vai ser tão dificil assim.
    Queridas,lindas,maravilhosas moças que criaram esse blog,a vocês, o meu muuuuuuuuuito obrigada!
    beeijo

  27. Kátia Brito (@KatiaaBrito) 19/09/2011 às 16:36 #

    Olá, uma das coisas que mais me preocupavam com relação a namorar alguém que está na missão era de que ele não perdesse o foco. A missão tem que ser o foco, e não eu. Eu sabia que o Senhor me cobraria por cada hora e minuto de trabalho que ele deixasse de realizar por não ter o foco no trabalho, por minha culpa. Por deixar de incentivar, ou contar meus problemas e coisas do tipo.

    Meu bispo disse contou sobre um missionário que serviu com ele e um mês antes de voltar, a namorada terminou com ele. Que esse missionário ficou 30 dias sem trabalhar. Meu bispo disse, tem noção de quantas pessoas ele deixou de ensinar em 30 dias? Quantas pessoas ele deixou de batizar? Ele foi chamado por 24 meses e não 23.

    Eu sei que meu namorado tem sido um ótimo missionário, mas há exatos 31 dias da chegada dele, minha mãe faleceu (há 9 dias).

    Ele soube pela família dele e um rapaz que ele batizou e que converso na internet do ocorrido. Eu liguei no escritorio da missão para conversar com um assistente que é nosso amigo e tentar acalmar a situação. Mas sinceramente, não sei o que escrever pra ele. Não consigo mentir e dizer que tudo está perfeito, que estou feliz. Eu sei que minha mãe está bem, sei que as famílias são eternas, mas eu não terei minha mãe aqui quando meu namorado voltar, eu não terei ela aqui quando eu me casar no templo, mesmo que de alguma forma ela possa estar “presente”. Eu nunca imaginei isso. Não sei o que escrever pra ele, pra que ele fique bem.

  28. Bruna Araújo 25/09/2011 às 20:26 #

    OMG!! Não estou só!! que blog demaiss é esse!! ameiii…
    well …. Infelismente eu não tive a oportunidade de me preparar antes do meu elder ir pra missão, tanto pq ele ainda nem era meu rsrs … Nós começamos a nos gostar quando ele já tinha 09 meses de missão e eu prometi esperar por ele sem imaginar a dificuldade que iria ser, agora imagine a situação: eu uma guria solteira que saia com minhas amigas, não era membro da igreja e ainda assumi uma relação a distancia com um rapaz que eu nunca vi, conversei, senti, beijei, toquei, abraçei…. Mas a vontade de ficar com ele me parecia maior que as dificuldades que eu iria encontrar.
    Estamos juntos á 07 meses e faltam 08 para ele voltar, e nesses 7 meses muitas coisas aconteceram eu conheci a igreja e por mais que meu elder não falasse da igreja pra não me influencia ou coisa parecida…. mas pesquisei sobre ela e eu me apaixonei pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e me batizei =))
    Mas agora não sinto apenas a vontade de esperar por ele e nos casarmos..mas sinto um chamado interno muito forte á servir e adivinhem ficar mais um ano e meio sem ele pra servir uma missão integral, e só poderei ir mais ou menos quando ele voltar pq só nessa data que farei um ano de membro…. Vai entende os planos do Senhor néh =) … mas jáh consigo pensa como as membros mais antigas de que um ano e meio ou dois anos que seja não é nada perto da eterninade….

    Preciso muito da ajuda de vc’s meninas, sou recem covertida, a unica membro na minha familia, com muuuuuuuita vontade de aprender… DICAS E CONSELHOS SÃO SEMPRE BEM VINDOS…

    Beijoss..

  29. Aline 04/10/2011 às 16:17 #

    Bom,sou bem nova nisso de NM…O chamado do meu namorado chegou,e hoje vamos saber para onde ele vai.Realmente essa semana não foi muito facil,sinto vários sentimentos diferentes,as vezes eu choro,outras vezes fico rindo….mas acima de todos estou Feliz,e imensamente Orgulhosa do meu futuro Missionário.No momento estamos naquele dilema : “Esperar ou não esperar”…confesso a vocês que isso me assusta muito,pois eu já fiz minha escolha,sei que sou capaz de esperar,e QUERO,e sei que o Senhor me ajudará.Mas meu namorado ainda não decidiu e sinto nele um certo medo,ou preocupação.Ele vivenciou muitos amigos que receberam carta Azul,e o quanto isso causou na missão deles.Sempre digo a ele que não sou as namoradas dos amigos…mas a Dele.Busco orientação do Senhor todos os dias,e sempre antes de dormir quando termino de falar com meu amor,eu choro e oro ao Senhor pedindo que me ajude a ajuda-lo,e sinto animo e alegria.Sei que ele me ama…me diz todos os dias…e tb já me disse que não quer me deixar,sei que com o tempo juntos vamos nos ajudar,sei que ele precisa da minha ajuda mais do que nunca agora.Estou pegando todas as dicas de vocês rs E ADOREI esse blog…e ele também Adorou!! Obrigada Meninas..Bjs

  30. Scarlet Lisboa 23/10/2011 às 14:23 #

    Adorei encontrar esse blog. Meu namorado ainda está no processo de envio dos papéis, mas já estou sofrendo por antecipação, tenho certeza que tudo isso vai passar e que certamente seremos muito felizes depois disso. Meu caso não deve ser o único, namoramos a 7 meses e estávamos com casamento marcado para janeiro de 2012; porém começaram a acontecer uma série de coisas, que me levou a conclusão de que poderia ser um sinal, pois o amor da minha vida está em idade de servir missão. Então, impus que, se ele realmente me ama serviria uma missão de tempo integral; porque se ele não obedece às ordens do Senhor, não seria um bom marido, não pelo menos para me levar a o altar do templo. Chorei muito após tomar essa decisão, mas agora as coisas estão entrando em seus eixos, e sinto que é o melhor que poderia estar acontecendo nesse momento. *_*

  31. danniebenitez 27/10/2011 às 19:35 #

    Oi meninas! Vim contar meu caso, e é bem diferente.
    Eu sou do RJ, e meu namorado me trouxe para a Igreja, eu ainda não me batizei, mas estou firme a 4 meses, e agora me sinto preparada, e no dever de seguir a religião, e me dedicar a isso sempre. Não porque ele quer, mas porque meu coração pede, e acredita que tudo o que aprendi até agora, é verdade!
    Meu namorado e eu tivemos algumas brigas, apenas com 4 meses de namoro, e ele me disse que quando fosse pra missão, terminaria comigo, pra me poupar de esperá-lo por dois anos, e por ter medo que eu não fosse completamente fiel a ele. Bom, agora ele acredita que eu vou ser fiel, porque eu mostrei isso, conversando diversas vezes.
    Ele terminou comigo, a 5 dias mais ou menos, e vai mandar os papeis da missão em dezembro.
    Estamos nos vendo todos os dias, desde que ele terminou comigo, e todo dia choramos muito por termos deixado o namoro se abalar tanto, mas ele me ama, eu vejo, sinto, e ele sempre me mostra isso, com palavras e atitudes, até mesmo por ter terminado por não me querer sofrendo esses dois anos.
    Meninas, EU DECIDI QUE VOU ESPERÁ-LO POR 2 OU 20 ANOS, porque o amo, e isso é realmente muito importante pra mim. Ele não está feliz com a ideia de que eu o espere e sofra durante esse tempo. Mas me pergunto, ele está fazendo um sacrifício, e cumprindo um mandamento da Igreja, então porque eu não posso fazer um sacrifício , e esperá-lo? Foi me baseando nisso, e no nosso namoro e amor verdadeiro, que resolvi esperá-lo. E assim será.
    Tenho apoio da família dele, menos dele, mas sei que com o tempo, as cartas que vou mandar todas as semanas ou meses, ele vai acreditar e ver o quanto eu estou dedicada a minha vida profissional, e a ele. E apesar do meu irmão mais velho não ser da Igreja, ele também me apoia muitissimo para que eu espere o grande amor da minha vida.
    Estou prestes a fazer 18 anos, tomei minha decisão sozinha, vou arcar com as dificuldades, e vou fazer de tudo pra que esses dois anos, sejam muito bons pra ele e pra mim.
    Quando ele voltar, será um homem, e eu a mulher certa pra ele, batizada, e pronta para um futuro casamento, ou infelizmente não.
    Seja feita a vontade do Pai Celestial. Eu orei muito, e pedi muita sabedoria, e quando orei, senti que deveria esperar, assim como quando orei para saber se estava na hora de ser batizada.
    Tudo dará certo, tenho muita fé! Eu estou seguindo o conselhos de quase todas vocês, e a força que estão me mandando por meio de palavras, me fazem muitissimo bem.
    Apesar do sofrimento de agora, sei que tudo será recompensado.
    Nós nos amamos, verdadeiramente apesar de pouco tempo de namoro.
    E sei que tudo dará certo!
    Daqui a dois anos, o amor da minha vida voltará da missão, pros meus braços, e eu estarei no aeroporto esperando por ele, assim como vou fazer quando ele for pra missão.
    “NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE, NEM MAL QUE NUNCA ACABE” tudo passa, e esses dois anos vão passar rapidinho, porque o amor faz tudo valer a pena.
    Fico feliz que ele vá, pois mostra que ele está amadurecendo, e eu vou também vou poder amadurecer.

    Obrigada por lerem. Beijinhos.

  32. Yara Oliveira 13/11/2011 às 23:45 #

    Olá meninas! O homem dos meus sonhos tambem esta indo para missao. Estamos megas ansiosos para saber onde ele vai servir, mais ao mesmo tempo ja estou sentindo tanta saudade, mais sei que o Pai Celestial vai abencoa todos os missionarios que hoje estao em missao, e futuros tbm.
    Ele é meu melhor amigo, me respeita e me ama com certeza. Faz 2 meses que eu me batizei, e fazemos 18 meses de namoro. Uau! Agora aqui escrevendo, quanto tempo eu levei para conhecer o evangelho :s ele sempre me chamava para ir na igreja, e eu fala que eu so ia ir qando eu sentisse que eu precisava ir, qnd cheguei tds me receberam de bracos aberto, me senti tao bem *-* qe resolvi ir, e ir mais uma vez, q hj estou batizada, frequentando minha ala certa, e estou mto feliz por tds as coisas boas qe ira ter qnd meu pequeno missionario retornar de missao! Enquanto ele estiver la, qero aproveita o tmp para prepara pra sua chegada. 2 anos é pouco, compara a eternidade! Ele mesmo me diz: – Fiquei sem vc por 18 anos, q sao 2 anos? Rs

  33. Thaissa Paz 19/11/2011 às 22:19 #

    Olá meninas, o meu namorado também esta indo para missao. O chamado dele chega na proxima sexta-feira. Estou muito animada e dando força a ele, mas a cada dia que passa eu fico com o coração na mao ainda mais que eu nao sei se vou espera-lo. Tenho muito medo de esperar e no final ele nao querer nada comigo, pois foi isso que aconteceu com uma amiga minha. Sinceramente eu nao sei o que devo fazer, muitos falam para eu esperar e outros falam para eu nao esperar. Ainda mais que quando ele chegar eu ja vou estar formada na faculdade, a minha vida profissional ja vai estar caminhada, e dizem que eles nao gostam disso. Eles preferem ficar com meninas que estao no nivel profissional deles. Estou com muito medo =/
    Eu amei esse site, eu nao sabia que tinha uma amiga minha que me mostrou. Foi muito bom eu ler as dicas, estou mais calma. Obrigada !

    • Marília Denadary 24/11/2011 às 7:40 #

      Thaissa, ninguém pode decidir isso por você, nem o Pai Celestial, sabia? Ele, através do Espírito Santo, pode orientar você, mas nunca forçá-l a nada. Se ELE não pode, imagina os outros. Sabe o que você deve fazer? Orar e jejuar para receber orientação pessoal. Se sentir paz, vá em frente. Se sentir medo e/ou confusão, não creio que seja o melhor a fazer. Converse com seu “pré-missionário”. Peça para ele orar e jejuar também. Boa sorte. Tudo, no final, para quem é fiel dá certo. Ainda que não seja o “certo” que a gente achava que seria. 😉

      Beijos.

  34. Crislane 05/12/2011 às 21:59 #

    Olá meniinas, eu gosto de um rapaz já algum tempo, e ele vai prá missão no começo de 2012, eu ainda tenho 15 anos, e logo mais estarei fazendo 16, eu realmente amo esse rapaz, tenho muiito orgulho das decisoes dele, quero muito esperar ele, e durante esse tempo quero me dedicar a se uma pessoa cada vez melhor, para um dia poder entrar no templo com meu amor, muitas pessoas poem barreiras na miinha frente, dizendo que nao vou conseguir, maiis estou orando muito ao Pai celestial, para me ajuudar a tomar a decisão certa, nao tenho duvidas nenhuma sobre o que sinto por ele, vou seguir todos os conselhos que tem aii em ciima, maiis tb queria pedir o apoio de vcs, durante esses dois anos, conversamos muito sobre a missão dele, e quero apoiar ele em tudo mesmo ainda nao sendo a namorada dele.

    • Dati 21/12/2011 às 21:35 #

      aai menina sei como é isso mais sabe oq eu acho que vc tem que tomar as decisoes por vc e pelo Senhor, aqui todo mundo fica na minha orelha tbm … mais meu caso é mais complicadinho que o seu eu acho:/ mais ele oq acha ? ele quer que vc a espere?? pode contar comig aqui entro sempre no blog atras de ajuda tbm hehe uma ajuda a outra

      • Crislane 04/01/2012 às 9:09 #

        Poiise Dati ele tb gosta de miim e quer que eu espere por ele,
        eu quero apoiar muiito ele vou orar tb ao Pai Celestial prá me ajuudar tomando decisões certas, e quando ele voltar, vou conversar com ele sobre nossos sentimentos, acho que é o melhor a fazer.

  35. Kerolin 13/12/2011 às 12:57 #

    Boa tarde a todas!

    Há 2 anos e meio vim o amor da minha vida indo pra missão, digo a vocês não é fácil esperar mas esperei e esses 2 anos se passou que eu nem vim e hoje estamos juntos e a melhor coisa que poderia ter me acontecido! Tenho certeza que como eu muitas podem ser abençoada em seu relacionamento, só basta confiar no Senhor e cumprir todos os Seus mandamentos!

  36. Laviniiia! 27/12/2011 às 23:54 #

    Um amigo cujo meu sentimento é maior que amizade, está indo de missao, ao meio tempo ele disse que gostava de verdade de mim e tals e agora ele nao quer que eu goste dele ou espere ele. Não entendo, porém sei no fundo da minha alma que é ele qm o Pai Celestial colocou em minha vida para mim poder ter uma familia eterna. Entãoo eu gostaria mto de saber o que fazer, eu o espero, eu o amo o suficiente para isso, mas e ele? ain tenho mtas duvidas. Eu rezo, oro, tds os dias agradecendo por mais um dia de vida e pedindo uma luz para saber a resposta, mas eu estou mto perdida, Ele vai para missao amanha. Não sei se escrevo uma carta e peço a ele para ler apenas quando chegar no seu destino ou dentro do aviao =/ REALMENETE NAO SEI OQUE FZR =/ ME AJUDE KKKKKK’

    • Marília Denadary 02/01/2012 às 10:39 #

      Lavínia, a gente não pode decidir por ele, aliás, ninguém pode (incluindo o Pai Celestial…). O que você pode fazer é escrever para ele COMO AMIGA e vê se ou o que ele responde. Se ele não deixou você esperando, NÃO ESPERE! Permita-se conhecer outros rapazes nesses dois anos. Repito: apoie-o por cartas, se é isso o que seu coração pede, mas COMO AMIGA. A frustração de um amor não vivido de agora vai ser infinitamente MENOR do que a frustração de uma espera em vão depois de dois longos anos. Agora, se, quando ele voltar, vocês ainda queiram conversar para ver se o sentimento existe… aí é outra história. 🙂

      Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso em tudo em 2012!

  37. Glaucia Lara 19/03/2012 às 17:20 #

    Aiiiin!
    O Chamado do meu noivo chegou este domingo! estou supeeer… eu nem sei o que estou sentindo pra falar a verdade 😛
    Ele esta indo dia 10 de Maio, Pra missão Fortaleza!
    Conheço este site faz um ano, uma amiga me indicou logo que meu noivo começou a se preparar para servir uma missão, Eu amoooooo esse site, tem me ajudado muito e sei que ainda vai ajudar! se alguma das meninas quiser me adicionar no facebook pra trocarmos ideias, meu facebook é : http://www.facebook.com/glauciamartinsdelara 🙂

  38. Iris Fontes 04/04/2012 às 0:02 #

    ola meninas,eu tb tenho um missionário saindo em missao no dia 26/04,estou muito ansiosa.Minha maior diferença é que eu não sou da religião de vcs,então vou precisar muito de vcs para conseguir enfrentar esses 2 anos e em breve conseguir me converter.

  39. Rafaella 01/05/2012 às 12:54 #

    Meu namorado vai servir missão, eu já disse que vou esperá-lo. Mas ás vezes fico pensando se é o certo a fazer, pois tenho 16 anos e esse tempo posso perder muitas coisas na vida… Eu to muito confusa…

  40. Ana Costa 13/06/2012 às 16:27 #

    Oláa!
    Como a maioria das meninas também estou me preparando pra esperar.
    Meu namorado irá para missão final deste ano. Estou ansiosa pra esta data. Diferente da maioria das moças a cima, eu não vou apenas espera-lo como também servirei uma missão de tempo integral. Serei uma NM por 1 ano,depois serei uma Sister!!
    Gostaria de saber quais são suas opiniões sobre meu caso!!
    obrigada

    • Marília Denadary 12/07/2012 às 9:11 #

      Ana, minha opinião é: só há duas pessoas que podem decidir sobre você servir enquanto ele serve, o Pai Celestial e você mesma! =) Você já orou e jejuou para saber se deve/precisa/quer ir? Como se sente a respeito? Se se sente bem, positiva e ansiosa também, vá em frente. Se tem dúvidas ou receio, talvez seja melhor reconsiderar.

      Eu já vi muita coisa e também já servi missão (você já deve ter me visto nos pôsteres “No Brasil, Nós Servimos Missão”, que estão nos murais das capelas…). Tive uma companheira que estava servindo enquanto o noivo servia. Ela havia orado e jejuado para isso. Foi uma missionária fantástica. Tenho certeza de que serviria mesmo se ele não existisse na vida dela. Conheci no CTM, por outro lado, uma síster que só estava indo pro campo para ter a sensação de que o tempo passaria mais rápido e de que ela estaria “protegida” sem ele. Não sei qual foi o resultado da missão dela, mas, na minha humilde opinião, ela não estava feliz…

      Há casos e casos. Talvez vocês deva mesmo ir ou talvez você deva ficar e preparar as coisas do casório. Eu não tenho a resposta. Só o Senhor e o seu coração têm. Mesmo assim, espero ter ajudado. =)

      • Ana Costa 26/07/2012 às 15:38 #

        Siiiim,com certeza Marília!
        Mas minha decisão de servir uma missão já vem de muito tempo,antes de namorar o Lucas. Sempre tive o desejo de servir,mas meus pais não eram muito a favor e sempre namorei ou conheci rapazes que não queriam que eu servisse,então eu me desanimava. Mas continuei com o desejo plantando e o amor pela obra missionária dentro de mim. Mas então apareceu ele,todo lindo e mais novo que eu hahaha E quando menos esperávamos nos apaixonamos. E ele me dá apoio total pra que sirva missão ele quer muito que eu vá. Sei que se não tivesse com ele hoje eu continuaria com o desejo e serviria assim mesmo. Não quero chegar em um dia futuro e me arrepender de não ter feito missão. Sei que não será um tempo perdido,eu sempre digo a mim mesma: “Eu existo não é? Então devo fazer minha existência valer a pena”. E sei que essa é uma forma de fazer minha existência valer a pena. Não há recompensa maior do que ver vidas moldadas,coração felizes e olhos iluminados por causa do evangelho!!
        Sei que vou ter que fazer muitos sacrificios para servir,como por exemplo meu emprego… familia e tals. Mas sei que lá na frente o Senhor me abençoará.
        Afinal caminhamos pela fé,e temos que edificar o Reino de Deus aqui na Terra!!
        Obrigadaa floor
        Amooo esse siite,sei que vai me ajudar muito quando ele estiver na missão.
        bjo ♥

  41. tinha 18/07/2012 às 21:45 #

    *–* se vcs sentisse que é realmente a pessoa certa mesmo conhecendo a poucos meses vc vendo q relamente é alguem que vai ser um otimo marido e pai mais…. slá conhece a pouco tempo esperaria os 2 anos?? ele ta pegando o avião agr pra missao

  42. wilma 22/09/2012 às 10:20 #

    olá garotas,
    meu namorado também vai para a missão e eu o apoio totalmente pois sei da importancia de pregar o evangelho as pessoas.. mas está sendo muito difícil, não tenho muitas amigas por ser muito tímida e ser nova na minha cidade, ele é o meu melhor amigo e as vezes fico perguntando o que vou fazer sem ter com quem conversar… meu tempo está 100% ocupado mas ainda assim não será suficiente.. espero que vc´s sejam minhas amigas e me ajudem durante esses dois anos..

    • Marília Denadary 02/10/2012 às 17:34 #

      Conte conosco, Wilma! 🙂

    • Andréia 30/11/2012 às 18:02 #

      Conte conosco!!!se quiser pode passar e-mail é de onde?

      • wilma 03/12/2012 às 19:48 #

        wilma-tdb@hotmail.com.
        sou do Rio Grande do Norte e meu namo está na missão São Paulo Sul
        e vc?

  43. Dani*-* 02/10/2012 às 10:52 #

    Oi meninas!! Fiquei muuuuuito feliz de encontrar esse cantinho das NMs! Meu namorado sai pra missão daki dois dias (04/10) estou com o coração apertadinho só de imaginar ficar tanto tempo longe dele, e ao mesmo tempo muito feliz em saber que ele fará a obra do Senhor e levará a verdade aos Seus eleitos. Sei que muitas familias encontrarão a felicidade eterna por meio do trabalho q ele fará. O blog já está me ajudando, espero poder contar com vcs nesses 24 meses que se seguem!!*-* Bjinhos

    • wilma 11/10/2012 às 23:05 #

      ser uma NM é muito edificante espiritualmente, parabéns Dani, espero que vc possa aprender muito nestes dois anos que virão… ouvi dizer que passa rápido, assim eu espero.

  44. Wil valentin 11/10/2012 às 12:22 #

    Fiquei aqui lendo histórias tão legais,e algumas trsites tbm.. Até alguns minutos atraz eu pensei que eu era louc de estar esperaandpor alguém que esta numa missão, as vezes nem sei como devo agir,e lendo algumas coisas aki eu aprendi muito,e isso me deixou muito feliz. Pq eu quero que meu amor faça uma ótima missão,e agora sei como posso ajudá-lo.

  45. Andréia 23/10/2012 às 20:51 #

    Olá meninas…

    Me chamo Andréia e meu Noivo tbm está partindo pra missão em breve estamos na espera do chamado voltar…mas que estranho tudo que se sente…medo…Alegria…orgulho…Insegurança…nossa nem dá pra explicar…Já to toda chorona…mas certa de que ele será um ótimo missionário…
    Em breve voltarei aqui pra contar toda a doida história dele decidir ir pra missão!

    • wilma 26/10/2012 às 21:48 #

      conta sim Andreia estou curiosa para saber dessa historia
      bju

    • Lais Moreira (@LaisMoreira8) 18/11/2012 às 20:46 #

      Olá andreia eu estou na mesma situação que vc!rs
      Tipo ele esta esperando mandar o chamado pra saber se vamos ou não terminar antes dele ir pra missão” Pois ele quer orar quando esse chamado chegar”.
      Estou preoculpada pois nos amamos muito! Tambem estou muito chorona” na verdade ja sou”kkkkkkkkkkkkk…
      E tenho medo que esse amor acabe! 😦

      • wilma 19/11/2012 às 18:55 #

        ouwn linda passei pelos mesmos sentimentos que você, com medo de que dois anos acabassem com nosso amor… porém quando se está na espera,, mesmo por pouco tempo esse amor cresce exponencialmente, e confia no Senhor pois se for pra vocês ficarem juntos na missão, vocês ficarão.. a Oração nesse momento é muito importante, ore a respeito…
        bju flor…

      • Andréia 30/11/2012 às 18:00 #

        Olá Lais e ai como ficou com seu elder?O meu entrou ontem no CTM…sou tão grata ao Pai Celestial e o que a Vilma disse é verdade esse amor só Aumentou!!!

  46. Jéssica 19/11/2012 às 9:23 #

    Meu amigo especial recebeu o chamado no último domingo e foi designado para Belo Horizonte. A partir do dia 31 de janeiro ele vai ser o Élder Morais. Estou feliz por ele, mas ainda assim é meio assustador pensar que ele vai passar dois anos longe e quando estiver voltando, eu estarei indo pra a minha missão. Quando penso nisso me dá um aperto no coração, mas sei que dois anos não são nada comparados a eternidade que vem depois. Sei que a missão Brasil – Belo Horizonte vai bem especial pois ele é um rapaz incrível. x)

  47. Lais Moreira (@LaisMoreira8) 20/11/2012 às 16:26 #

    Tenho orado constantemente!rs
    Teve um dia que passei a noite acordada ajoelhada no chão do meu quarto orando!!

  48. nathallya silva 15/12/2012 às 23:26 #

    o meu noivo ja esta na misao faiz 4 meses, nossa eu n pensei q seria tao dificio ficar sem ele. eu so tem uma coisa a dizer para as meninas q os seus namorados estao indo para misao, aproveitem bem muito… fiquem longe de brigas e de estreçes… sejam somente felizes.
    e se vcs realmente amam o seu namorado, espere ele, pois no final vc tera uma grande reconpensa.
    vc vai percerber que esse tenpo que vcs passaram distantes so serviu para ajuda-la a percerber o tamanho do amor que vcs sentem por eles…
    antes chegava carta aq em casa todas as semanas, mais enfelizmente pararam, mais quando pararam de chegar a primeira coisa q veio na minha cabeça foi ( ele esta fazendo um otimo trabalho, ele esta sendo um otimo missionario e esta trabalhando muito na obra do senhor) é por isso q n chega mais cartas todas as semanas, pois ele n tem tenpo.
    senpre quando forem enviar cartas pra ele, escrevam uma escritura para ajuda-lo mais na misao para o encentiva-lo a nunca pensarem em desistir.
    senpre mandem cartas, pois quando as recebem se sentem-se mais confiantes, pois sabem q la do outro lado do mundo a vera uma pessoa q ama muito ele e q se emporta muito com ele, e q vai sempre apoia-lo em suas decisoes, desde q sejam boas e sadias…
    ah o meu noivo ele foi servir misao em sao paulo sul. bjs meninas q o pai celestial nos abençoe muito e abençoe os nossos elderes mais ainda.

    • Daniela A. do Nascimento 05/01/2013 às 23:46 #

      Legal demais essa página!… Achei q só eu tinha sentido essas coisas,

  49. Daniela A. do Nascimento 06/01/2013 às 0:06 #

    Muito bom ter lido todas essas histórias, mas que pena que a minha não foi tão legal. Tive que terminar com o rapaz porque sentimos o mesmo espirito testificar que era o melhor a fazer…. a iniciativa partiu de mim,pois observei q ele não estava focando totalmente na missão… Não chegou a ser uma carta azul,mas foi tão dolorosa quanto… Em setembro desse ano ele volta pra casa, mas acho que não teremos mais nada,pois ultimamente ele tem sido meio frio e nesses últimos dias não tem falado comigo…
    Não estou tão triste porque o espirito me confortou,dizendo que era melhor assim…
    Sei que ele está o lugar certo agora, servindo ao senhor,ajudando a moldar vidas e ajudando a salvar almas…
    Muito bom ter conhecido esse espaço…
    Bjos meninas

  50. Juliana 19/02/2013 às 15:58 #

    Connheci meu Elder através do irmão dele que veio fazer missã aki …..não nós conhecemos pessoalmente e nunca nós vimos a na ser por skype, não sei bem o que sinto em relação a isso tudo de missão, ele foi pro CTM e amanhã vai pra basília, ele se tornou pra mim muito mas que um namorado mas um grande amigo um confidente e sinto muita falta dele estou começando a preencher meus papéis pra tbm
    poder ir pra missão e estou muito feliz, e em relação as cartas não sei bem o que escrever.?

    • Marília Denadary 19/02/2013 às 18:18 #

      Oi, Juliana! (:

      Eu passei QUATRO anos falando com o Alan (meu marido há dois anos) apenas por orkut, msn e facebook, acredita? Hahahaha… Só fomos ouvir a voz um do outro pela primeira vez poucos DIAS antes de nos encontrarmos pessoalmente. Só então nos tornamos namorados, mas, ainda assim, me identifico completamente com você: mesmo no nosso período virtual, Alan e eu sempre fomos amigos confidentes. Ele me pediu em casamento com TRÊS DIAS de namoro e eu NUNCA senti que não o conhecia o bastante. Claro: a ficha não caiu de um todo e eu ainda me assusto com o fato de sermos marido e mulher na vida real (e não apenas nos meus sonhos mais remotos… hahahaha…), mas ele é exatamente a pessoa que imaginei que fosse. Aliás, a única diferença é: pessoalmente ele é muito mais engraçado e encantador. ❤

      Conheço alguns casais que se viram pouquíssimas vezes antes da missão (por serem de cidades diferentes) e estão casadíssimos e felizes hoje. Uma dessas moças é a Bruna Athayde, colaborada do EMM. Olha os posts dela aqui: https://esperandomeumissionario.wordpress.com/author/bubuhp/

      Quanto à sua missão: você vai amar! Se você vier pro Rio e o presidente colocar sísteres aqui na ala, vou cuidar de você. 😉

      Sobre as cartas, pus umas dicas aqui: https://esperandomeumissionario.wordpress.com/esperando/

      Beijos e tudo de melhor. (:

      • juliana 01/03/2013 às 19:59 #

        Obrigada e você tem razão, pq no começo quando ele me pediu em namoro ñ sentia muita firmeza, ñ por não gostar dele mas sei la… não tenho duvida sobre o que sinto, mas sinto um medo que eu ñ sei explicar só sei que… sei la é tanto sentimento… e sobre a missão eu moro no Rio então acho que vai ser meio dificil deu fazer aqui mesmo..obrigada pela dicas.. bjos

  51. Caroline 27/02/2013 às 11:49 #

    Olá meninas, meu nome é Caroline e eu fui batizada as quase um mês pelo meu namorado, que vai em abril fazer missão na Argentina.
    Eu tenho um filho, de 6 meses, que ele cuida como filho, e a família dele já aceitou como neto. Eu o apoio inteiramente na missão, sei que é o certo a fazer, mas não consigo evitar meus sentimentos. Sei que vou sentir muita falta, mas não sei como vai ser, só sei que no começo vai ser difícil.
    Eu quero muito, e vou esperá-lo, pois ele foi a melhor coisa que me aconteceu. Ele me da força, me apoia, me ajuda, e não vou abrir mão disso. Eu o amo, e sei que ele me ama tambem, mas tambem seique ele está nervoso com a situação, me deixar aqui com o meu filho. Não quero passar nervisismo para ele mas ao mesmo tempo é difícil de controlar esse turbilhão de sentimentos que nós sentimos.
    Quero muito pedir a ajuda de vocês, que sabem o que eu estou sentindo como ninguem. Acredito que somos guereiras, e vamos ter nossa recompensa, pois o Pai Celestial irá nos dar forças e nos ajudar sempre.

  52. Emanuele 01/03/2013 às 11:57 #

    A minha preocupação era meu bispo não me apoiar. Mais ele disse que eu devo sim esperar pelo meu namorado.

  53. Barbara 18/03/2013 às 1:09 #

    Meu ex namorado terminou comigo a quase 5 meses, por que disse que seria melhor para os dois, e não conseguiria me deixar aqui e ir para a missão… Eu estava preparada, mas ele não aceitou. Até hoje ele não foi para a missão, achava q estaria tudo pronto para ir em fevereiro… O amo, de verdade, mas mal nos falamos, talves estaríamos juntos se eu fosse da Igreja… Sinto como se estivéssemos juntos, algo aqui dentro faz parecer q o nosso amor não morreu…não beijei outro rapaz, não fiz nada, simplesmente parece não existir outros rapazes além dele… Mesmo sem estarmos juntos vou espera-lo, prometi e sinto essa necessidade. Talves, no futuro, ele queria voltar comigo

  54. Carlos Felipe Athayde 10/04/2013 às 18:55 #

    Eu estou indo para a missão em pouco menos de 3 meses, eu e minha namorada moramos longe há 1 ano e pokinho jah, entaum eu acho q não será um grande problema dois anos de espera, e mesmo q ela queira fazer missão após eu retornar, eu estarei apoiando em tudo q ela precisar… mas ela jah me deu a certeza de que em qunto eu estiver na missão ela irá preparar o nosso enxoval e terminar a faculdade, para q qdo eu voltar nós não esperarmos muito para nos casar !! lol

    e parabens pelo blog, muito bom os seus Posts!

  55. pamella giacomo 15/05/2013 às 17:12 #

    Olá, amei as dicas .
    sou de Sao Paulo, conheci meu namorado, ele era meu amigo, namoramos 1 ano e ele foi para a missao Salvador Sul, fazem 8 meses que ele esta em campo. os 3 primeiros meses parecia que eu ia morrer, meu coração parecia que ia explodir, vivia com um nó na gargantaaa que nao acabava nunca, quando eu ia para a casa dele entaooo…minha nossaaaaaa eu chorava ate rs, de entrar lá e na ver ele lá..de descer do onibus e não ver ele no ponto me esperando descer, de fazer o memso caminho ate a casa dele sozinha rsrsr e o pior eu tinha sido do emprego, oque me deixava com o tempo livre pra chorar mais rs,foi tão dificil, mas a força dele MESMO de longe foi TUDO PRA MIM,ele fez de tudo por mim mesmo longe, recebi 2 cartas dele quando ele ainda estava no CTM ,pois tiveee a sorteeeeee de ver ele 2 vezes hno templo São Paulo, ja que ele morava ali quase do lado do templo, fui com ummmm nó na gargantaaa e tremendo de nervoso ..ele foi o primeiro a descer da vã, truxe carta, nos seguramos pra nao chorar, enfim..depois de passados os 3 primeiros meses o resto passa voandoooooooooo,eu estou trabalhando agora, vendo de começar afaculdade, esta tudo tao corrido, mas mesmo longe sinto ele perto, com ajuda das cartas dele, daas cixas que ele manda, do carinho e comprometimento que ele me trata.
    não sou batisada ainda,conheci a igreja traves dele, nao deu tempo de fazer o batismo, e estou numa situação de …( espero ele voltar para ele fazer .. ou faço agora ) duvidas de se devo ou nao fazer não existem, sei sem duvida nenhuma que a igreja é verdadeira, que não existe outra religião verdadeira e estou horgulhosa do maravilhyoso trabalho missoonário que ele esta fazendo em Salvador Sul , choro ao imaginar o dia que vou ser selada no templo a ele para a eternidade.
    as vezes, por exemplo hoje, da vontade de chorar do nadaaaaaa de tantaaaaa saudade, as vezes que o coração vai explodir de saudade, mas continuo firme. encontro muito conforto nas escrituras e em alguns conselhos que recebi quando ele foi para a missao, por exemplo : VOCE NÃO PODE FICAR TRISTE POR ELE ESTAR NA MISSÃO, TEM QUE FICAR FELIZ,K VOCE NÃO PODE FICAR TRISTE POR ESTAR RECEBENDO UM BENÇÃO. e foi isso que me ajudou e eu digo meninas, orem,estudem as escrituras diariamente e quando forem orar ..AGRADEÇA ao Pai Celestial por ele estar servindo uma missão em tempo integral .
    Obrigada 🙂

  56. aline 05/06/2013 às 0:14 #

    meu namorado recebeu sua carta domingo dia 02/06/13 fiquei muito feliz por ele sei que é o que ele mais quer é sair em uma missão, ontem dia 03/06/13 ele abriu a carta e vai sair dia 04/07/13 to feliz e um pouco triste pois vou sentir muita saudade dele pois tava acostumada em ver ele quase todo dia, mas sei que a missão vai fortalece-lo muito e ja convesamos ficaremos juntos mesmo que estejamos longe um do outro pois o amor que sentimos um pelo outro e mas forte que a distancia. amo muito meu namorado e a eternidade nos espera.

  57. Anny 05/08/2013 às 20:40 #

    ah , meu amigorado kkkk enviou seu chamado semana passada .. passamos por muita coisa juntos , fazem 2 anos ,eu sempre tive o desejo de espera-lo e agora que ta tudo tao proximo só faz aumentar esse desejo e meu amor por ele , to ansiosa e espero que possa ser a NM que ele espera .. quero aprender e ajudá-lo nesses 2 anos , vale a pena esperar pelo amor da minha vidaaaaaaaa ..

  58. tamires 12/08/2013 às 23:04 #

    *–*

  59. tamires 25/08/2013 às 21:38 #

    Meu namorado vai pra missao daki a 2 semanas,e estamos namorando a apenas 3 messes….ou seja, nos conhecemos e começamos a namorar logo depois que ele mandou seu chamado! muita gente principalmente minha familia nao gostou muito da ideia que eu irei esperar ele fazer uma missão! dizem que posso perder oportunidades e experiencia por nao poder sair e ficar tanto tempo mais com meus amigos … tem momentos que fico em duvida… mais sempre que estou com ele sei que é ele que quero pra toda minha vida’ e alem dee tudo moramos em cidades diferentes… oki fez com que nao podessimos nos ver com tanta frequencia! elenao e muito de demonstrar os sentimentos.. mais ja me disse algumas vezes que me ama. e oki sente por mim hojee nunca havia sentido antes…realmente espero que vc’s me ajudem…. quero mostrar pra ele nesses 2 anos serei completamente fiel a ele… espero que vc’s me ajudem… beijoooos

  60. Gil 04/09/2013 às 13:17 #

    Antes de tudo, queria dizer que esse espaço destinado a todas as moças que têm namorado na missão é muito fortalecedor. Aqui você encontra um apoio incrível. Meu propósito aqui é compartilhar uma rápida história com vocês sobre minha espera.
    Conheci minha namorada, Alice, quando estava com 1 ano de missão. Não, eu não andei fubecando e nem ela. Fiquei na ala dela durante cinco meses e convivemos bastante juntos, pois naquela área é muuuito difícil a dupla de missionários sair sem um membro. Ela era missionária de ala então isso favorecia para que estivéssemos sempre próximos, além do fato de que tinha o desejo de servir missão, então andava com a gente para aprender.
    A mãe dela, Dona Marina, também foi minha mãe naquela área e, sempre que precisávamos de algo, era ela quem nos ajudava. Apesar disso, nós pouco nos falávamos, pois ela mesma tinha um namorado na missão e era uma moça esquisita (não no sentido ruim, mas ela era meio louquinha).
    Fui transferido, mas continuei mantendo contato com os recém conversos daquela ala e um deles era a melhor amiga dela, a Joyce. Um dia ela resolveu ir me visitar na outra ala e a Alice foi junto. Conversamos um pouco e ela me disse que seu namorado havia pedido para ela não esperá-lo mais (notícia ruim) e que ela tinha passado em uma faculdade do RS, estado onde eu morava. Iria para lá no começo do ano.
    O tempo passou e eu voltei para casa. Dois meses depois eu encontrei a Alice no Instituto e começamos a conversar. De princípio, eu continuava com a mesma impressão de antes – “A Alice é meio louquinha” -, mas foi esse “q” de loucura que ela tinha que me fez começar a gostar muito dela. Confesso que eu não queria, pois ela era de uma das áreas onde eu havia servido e não queria que pensassem que eu havia me desviado na missão. Porém, com o passar do tempo eu vi que ela era o tipo de moça que eu queria como companheira eterna e conversei com o meu bispo sobre isso. Ele me disse que, se eu estava com a consciência limpa em relação a isso e se Deus sabia que eu não havia feito nada de errado, não havia com o que me preocupar. Uma semana depois começamos a namorar e em três meses ela enviou os papeis.
    Não tive dúvida nenhuma quanto ao fato de que iria esperá-la. Eu tenho certeza de que ela é minha companheira eterna. A Alice foi para o CTM no começo de setembro e vai servir na missão Argentina Córdoba.
    Agradeço ao Pai Celestial por tê-la colocado em minha vida e por me dar a oportunidade de conhecer uma pessoa tão especial. Pode ser mais raro de encontrar um rapaz esperando por uma moça, mas acredito que sou abençoado com isso.

  61. Karoline Bonifacio 27/12/2013 às 11:24 #

    Meu namorado foi pra missão, em 2014 faz um 1 estamos na metade do caminho. Tô muito orgulhosa e feliz por ele, confesso que não é uma tarefa fácil, tive muitas recaídas mas estou me sentido cada dia mais forte e preparada para espera-lo. É um belíssimo trabalho, o que mais me dar forças e pensar que um dia ele será um exemplo para nossos filhos, e vou poder dizer a eles o quão é difícil esperar um missionário mas que vale muito a pena.

  62. Anny 16/01/2014 às 10:07 #

    Ola meninas .
    Sou membro 15 anos mais fiquei 3 anos afastada devido um namoro fora da igreja, voltei e conheci meu príncipe que por sinal foi ontem para missão e eu mesmo escutando varias frases” Vc não vai conseguir” Eu coloquei como meta esperar meu Elder Rodrigues por que 2 ANOS passa rápido ele VAI ESTÁ PRATICANDO OBRAS DO SENHOR … Admiro muito e durante esses 2 anos vou me preparar para ser uma maravilhosa esposa e me aperfeiçoar no evangelho…
    Momento de carência todas temos, aquele momento de querer abraço,um beijo uma ligação andar de mãos dadas, Só devemos orar e o SENHOR abençoara nosso coração.
    Bom só tem 24 horas e a saudade está demais.. daqui alguns meses vou sentir bastante saudade mais vou sentir muito amor também quando ler cada carta e quando ver quantas bênçãos acontece na vida dele e na vida das pessoas. Servi missão é maravilhoso é amor pelo PAI CELESTIAL e pelo Próximo ♥

  63. ..... 20/01/2014 às 11:05 #

    Tava passando pelo google e encontrei esse wordpress com um tema que deixa as vezes muitas pessoas,tristes mais felizes”Missionário no campo”.Bom minha namorada quer ir pra missão nao sei o que dizer pra ela,acho que só me resta apoiar e esperar.Eu ja fiz missão tenho 22 anos,mas faze o que né ?

  64. ana 04/04/2014 às 19:14 #

    ah meu anjinho foi essa semana . Estou morrendo de saudades , mais ainda não decidi muito bem e falei pra ele ir sem eu estar namorando ele porque ele pode ficar muito preocupado e perder o foco . Oro muito por ele eu o amo ❤

  65. Jana 29/04/2014 às 18:51 #

    É incrível como todas nós dividimos as mesmas angústias… Meu Elder lindo, está indo para o CTM amanhã. Vai servir na São Paulo leste. Meu coração tá espatifado! Mas como ele mesmo diz, ele está indo para se tornar uma pessoa melhor. Melhor pra ele mesmo, pra família, pros amigos,melhor para todas as pessoas e situações que ele se deparar. E vai se tornar o melhor marido do mundooo…rs
    Obrigado pelas dicas, e por essa troca de experiências. Bjinhux

  66. Carol 02/06/2014 às 19:19 #

    Nossa!!! Que site demais.
    Ler o testemunho de cada uma me abriu muito a mente…
    Sou mais uma do grupo das cristãs que “tem” alguém indo pro campo.
    Eu sou do Rio, Ele é de SP. Eramos/somos grandes amigos e nos conhecemos nos encontros de jovens, onde trabalhamos juntos algumas vezes por ano.
    Até aí, ok.
    Ele foi pro treinamento missionário em Minas, fomos nos conhecendo mais…ele foi se mostrando tão perto, se declarou..o sentimento tá surgindo…ele é um doce, mas a distancia é um pedra pra mim, um receio.
    Eu tenho 23 anos, ele tem 28.
    Semana que vem vamos passar o fim de semana juntos. Vou visitá-lo onde está…analisar os sentimentos, orar…
    uma confusão de sentimentos dentro de mim!!!!
    Orem por nós rs!

  67. Milena Cintra 21/07/2014 às 23:46 #

    sim Carol oro sim fiquei tão feliz por testemunho de moças virtuosas que estão esperando seu eleito eu até chorei e olha Carol a minha história é meio parecida com o seu pois o meu amigo ❤ está indo para missão dia 4 de novembro de 2014 esse ano e ele vai para salt lake city utah estavamos namorando sou de Campo Grande MS/ e ele de Contagem MG conhecemos através do whats no grupo de jovens da igreja e meu primo serviu a missão na cidade dele e da ala dele eai através do meu primo conheci ele tbm aii conversamos bastante pelo web por celular pois ele me ligava e tudo mais aii começamos a sentir um sentimento um por outro e como meu primo conhece ele foi mais facil de ter esse relacionamento só que no Fsy tive uma resposta do Senhor dizendo que eu tinha que terminar pois ele tinha que ir pra missão ser ter compromisso e tals aii eu e ele conversamos e terminamos somos amigos foi muito dificil pois eu amo ele e ele me ama eai ele disse se quando ele voltar e eu estiver solteira ele casa comigo mais senão não mais eu vou mandar carta pra ele email vou apoia ele só que ta sendo muito difícil pra mim de estar assim só amigos ja orei e jejuei espero que o senhor conforte meu coração quero muitoo casar com ele ter uma familia eterna. Meus páis estão me apoiando e estão torcendo pra que dar certo. vcs acham que se eu mandar carta com tudo isso que vcs falam tem alguma chance quando ele voltar de missão?

  68. Taylana Guedes 28/11/2014 às 18:17 #

    Preciso da ajuda de voces. O que mandar de natal para minha irmã que esta em missão???
    E recebi um email do presidente da missão solicitando que se nós podermos enviar um presente extra para aqueles missionarios que não receberem os presentes da familia, voces poderiam me dar alguma dica?

  69. serena444 23/12/2014 às 0:57 #

    Olá meninas, sou nova por aqui, mas, já adorei o blog!!
    Sou evangélica, eu e ele temos 18 anos, recém completados.
    Conheci meu amor na antiga empresa que trabalhava em junho deste ano. Após algum tempo de conversa, nos conhecemos melhor e começamos a namorar, já estamos juntos à quase 5 meses.
    Logo no primeiro mês recebi a notícia de que ele iria pra missão no primeiro semestre de 2015, confesso que no começo exitei, mas logo percebi que ele é o grande amor da minha vida. Independente de não ser mórmon, entendo o trabalho missionário da igreja, e não abrirei mão dele.
    Portanto, estou muito animada e orgulhosa do meu futuro esposo. Conto muito com a ajuda de vocês, pois sei que não será nada fácil. Mas, creio que o Senhor sabe de todas as coisas e que Ele é fiel. Agradeço desde já! ♥

  70. luiza 26/12/2014 às 17:00 #

    O blog é ótimo.. Li todas os post ..
    Bom, conheci meu missionário pela internet, passamos um tempo se comunicando por telefone, Skype. Ja estávamos planejando de se conhecer pessoalmente, mas não deu tempo ele teve quer ir pro ctm. Conversamos sobre o assunto, então ele me propôs a espera-lo sinceramente fiquei super feliz por ele ter tido essa iniciativa. Combinamos de ler as escrituras todos os dias oramos um pelo outro todos os dias. O que me chamou muito atenção nos post é que a maioria das moças sentem insegurança as vezes eu sinto muita insegurança pois algumas pessoas da minha ala dizem que em dois anos o rapaz volta e sentimos um pelo outro um sentimento de amigo. Eu sei que o sentimento que sinto por ele não vai mudar e o dele por mim. Vou fica dois anos a sua espera e me e me mantendo nos caminhos certos e crescendo espiritualmente pois sei ele ele estava fazendo isso. Mas enfim o Pai Celestial esta convosco e vai nos ajudar.

  71. Jerssyca 24/03/2015 às 0:05 #

    geente, boa noitee!
    esse blog aiinda esta sendo atualizado ?
    Eh meninas tenho tbm uma grande historiia…
    tem alguem no blog p compartilhar ideias, duvidas 🙂
    aviseem por favor 😉

    • Flávia Dantas 22/11/2015 às 16:50 #

      Jessyca, tenho o mesmo interesse que você.
      Meu namorado está prestes a enviar o chamado.
      Fala comigo por e-mail.
      flaviadpa90@gmail.com

      Beijo :*

  72. Flávia Dantas 06/04/2015 às 9:07 #

    Oi, meninas! Li os comentários aqui na página e observei que a maioria dos depoimentos são de meninas que estão decidindo esperar ou que já tomaram suas decisões e estão na iminência de verem seus namorados partindo… lendo, o que ficou partido foi o meu coração… rs Namoro há pouco mais de um ano. Diferente das outras meninas, não sou mórmon. Fui criada na igreja Batista, e tenho princípios muito parecidos com os de vocês. Acredito de verdade que eu e meu namorado servimos ao mesmo Deus. Ele foi muito resistente até decidir que deveria servir em missão, eu o incentivo muito, apesar de ser de uma religião diferente. Ele vai em fevereiro de 2016, ou seja, daqui à quase um ano. Estamos decidindo não terminar o namoro, mas ao mesmo tempo temos muitas dificuldades em fazer promessas e acabar machucando o outro. Não tenho problema quanto a outros caras, especialmente porque de nada adiantaria estar acompanhada, se não fosse pela pessoa a quem amo. Já está sendo bem difícil, porque as restrições já nos alcançam e ele se sente muito inseguro em relação a tudo, inclusive ao nosso namoro (às vezes, até quanto a decisão de ir). Ele fala muito que não quer “me perder” e eu continuo apoiando no sentido de que ele vá. Já me sinto muito sozinha de agora. Me sinto muito decida de não querer terminar o namoro quando ele for, por outro lado, não quero oferecer a pressão de deixá-lo com alguém esperando (porque, apesar de não ser o que queremos, pode acontecer de ele voltar com outros planos e eu estar fora deles). Parabéns pela iniciativa do blog! Como disse, não sou mórmon, mas acredito que servimos ao mesmo Deus! Um beijo! Se alguém tiver sensações parecidas e quiser trocar e-mail, segue: flaviadpa90@gmail.com Beijo :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: